RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

domingo, fevereiro 17, 2002
mais textos antigos, este é da época que li o livro...

A CURA DO DR. NERUDA PARA O MAL (DR. NERUDA'S CURE FOR EVIL)

O mais recente livro do escritor e roteirista Rafael Yglesias (seu livro anterior Fearless se transformou no belíssimo filme, Sem Medo De Viver, de Peter Weir) é uma saga em forma de relato médico da vida do doutor Rafael Neruda desde sua infância até a idade adulta quando se defronta com a possibilidade de diagnosticar e erradicar o mal.

Da exótica combinação do pai de sangue latino, comunista e castrista, com a mãe judia surge Rafael Neruda, ou Rafe, que passará por todo tipo de experiência , desde o incesto com a mãe até a tentativa de suicídio na adolescência que formará a sua psiquê, o seu id pessoal que o transformará num renomado psiquiatra especializado em maus tratos infantis.

O livro se divide em 3 partes, sendo a primeira sobre a infãncia do pequeno Rafe, a segunda com a apresentação do caso de Gene, seu cliente mais significativo e fator decisivo na virada fundamental de sua vida e a terceira com uma tentativa de re-estudar o caso na procura de falhas e tirar as conclusões finais, onde se deparará com um problema muito maior, jamais imaginado.

Saindo um pouco da trama do livro, Yglesias proporciona ao leitor uma história fascinante que desnuda toda a psicologia existente por trás de cada ato e relacionamento de cada um de seus protagonistas, passando por vários temas - alguns polêmicos - de forma envolvente e clara.

O personagem principal passa por todo o livro se transformando, se questionando e nunca tendo verdades absolutas em sua mente tornando-nos (os leitores) cúmplices e solidários em sua busca existencial por sentido e significado no mundo e na sociedade do final do séc. XX.

Vindo de uma família inteira de escritores, Yglesias demonstra habilidade narrativa, conseguindo a atenção constante de quem lê e nunca deixando o ritmo cair em suas 780 páginas.

Embasado em vários estudos de psicologia, psiquiatria e relatórios de casos, Yglesias transforma o que seria um relato frio de um caso psiquiátrico numa epopéia de um homem procurando a cura para o mal.


posted by RENATO DOHO 1:46 AM
. . .
Comments:


. . .