RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sábado, maio 18, 2002
Comida

Há tempos vinha querendo fazer uma lista de comidas e bebidas que de uma forma ou de outra posso falar que são meus favoritos (as), mas que tem a particulariedade de serem acessíveis aos outros, isto é, nada de "aquela massa da minha tia-avó" que só eu sei como é, e nem pratos famosos de restaurantes chiques porque eu não sou rico e/ou gourmet para frequentar essas casas, mas sim produtos industrializados, massificados ou que as pessoas podem encontrar por aí. Não vou fazer essa lista, não vou me lembrar de coisas específicas, mas aqui vai um pouquinho do que seria essa lista:

* biscoito Gotas De Amor, que acho ser da Bauducco. É o branquinho, de manteiga, não um outro de chocolate. Estou desanimado com os biscoitos nacionais, faz muito tempo que não acho algo bom pra se comprar. E lembrar que antes era só aquela linha que agora é o Bono da São Luiz, que hoje não gosto porque não tem recheio e nem gosto. Tem os bons, mas geralmente são bem caros (como aqueles cookies). Acho que fora esse específico da Bauducco o único outro que se salva é o Passatempo sem recheio, básico e que não enjoa. Ah, gosto também da linha da Piraquê (o de leite maltado), mas acho que só no Rio De Janeiro é distribuído, nem em São Paulo acho.

* não sei porque sempre gostei mais do Bob's que do McDonalds que me parece pasteurizado demais (mesmo que coma de vez em quando). E sei que a qualidade é bem inferior, parece um lanche caseiro, mas talvez aí seu charme e gosto. Aqui na cidade não tem Bob's (uma franquia aqui seria necessária) então quando estou num lugar que tenha uma loja na maioria das vezes sou quase obrigado a comprar o milk shake de açai e o franlitos com molho de ervas. Que delícia hehe Uma época minhas refeições eram os Bob's dogs que eram baratos ou os cheeseburguers que podem ser feitos com carne de frango. Voltando mais no tempo eu comprava muito os sanduíches naturais, mas de uma hora pra outra ficaram raquíticos e caros, então nunca mais os comprei.

* Dunkin Donuts. Meu imaginário foi construido com muitos costumes estadunidenses e os donuts eram uma coisa que eu ficava imaginando como seriam. Depois que pude provar um do Dunkin Donuts virei fã. Sim, era isso que eu imaginava que os policiais de lá comiam e que o Homer passava mal só de imaginar. E não é qualquer donut, pois o resto não gosto, só do Dunkin mesmo. Como aqui não tem essas regalias de ano em ano eu como pelo menos um quando encontro uma loja.

* sashimi de salmão. Existe algo melhor? Sashimi com outros peixes pra mim nem são sashimis. Quem me dera poder comer isso todos os dias.

* frango oriental do Lig Lig. Em Curitiba parecia ritual de 15 em 15 dias, a gente (eu e meus pais) ligava pra lá e ficava aguardando o entregador com água na boca. Sempre me espantou como uma rede de comida podia fazer uma comida tão boa e melhor do que os restaurantes especializados ou as receitas da família. Até hoje sinto verdadeiramente falta de não ter isso aqui na cidade. As fatias de frango mais macias que já comi na vida, o broto de bambu no ponto, os cogumelos e o molho que é o segredo de tudo. No máximo um restaurante daqui (que frequentava antes de conhecer a maravilha do Lig Lig) faz uma versão que é bem acima da média do resto, mas não chega aos pés do já provado.

* esse o pessoal do Rio vai reconhecer na hora, Guaraviton. Fui viciado por um amigo nessa coisa (está lendo isso senhor-que-me-viciou?). Não acho aqui para meu desespero. Eu sei que eu abasteço a geladeira do meu amigo disso quando vou pra Niterói. O que mais gosto é o sabor gingseng.

* um específico de exceção que lembrei agora, a vitamina mista de uma loja natural do shopping Botafogo Praia e o beirute de carne de outra loja de Niterói (Açai e CIa se não me engano). Maravilhas.

* pão de queijo de ervas da Yoki (que parece que não existe mais só porque era meu sabor favorito).

* meu primo vai entender essa e talvez até dar risada: milk shake do
Joakin's. Lembram que em Pulp Fiction tinha aquele milk shake caro que a Uma Thurman pede? É o mesmo, o preço é quase absurdo, mas é uma delícia e se vermos bem não tem nada de grande coisa no milk shake pra custar tanto. Um dos mistérios da vida. Bom pra se pedir em dupla, porque vem MUITO. Quem for de Sampa que visite o local.

* água de coco. Quer coisa mais comum que essa? Bem que poderia ter uma fonte inesgotável aqui dentro de casa...

* suco de morango ao leite, outro básico. Morango é coisa de mulher não? É o sabor que mais vejo mulheres pedindo em sorvetes e sucos. Bom, eu gosto de morango pra caramba e é caro pra dedéu, então quando há a possibilidade...

* Pizza Hut. Eu me rendo às pizzas dessa rede. Já viram que muita coisa que eu gosto não tem na minha cidade? Culpado: Curitiba que foi me viciando nessas coisas. No Rio havia uma bem no centro que fechou, depois fui saber que estava fechando em muitos lugares do país. Em Curitiba o principal ainda resiste. Era bem comum eu pedir metade coreana e outra metade aquela que vem tudo, esqueço o nome agora. E massa grossa, claro. Até a salada do Pizza Hut era boa.

* eu gostava dos lanches do Arby's, mas fecharam.

* biscoito de gergelim da Piraquê. Básico aqui em casa, puro mesmo.

* keep cooler uva e/ou malzbier (brahma), raras bebidas alcóolicas que tomo (fora vinho tinto que é de vez em quando ou champagne final de ano hehe)

por essas e outras que não faço uma lista, tem tanta coisa que deixei de fora mas não quero mais ficar lembrando, dá fome hehe

Deixem nos comentários algumas preferências particulares de vocês.



posted by RENATO DOHO 11:34 PM
. . .
Comments:


. . .