RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quinta-feira, janeiro 23, 2003
Almodóvar

Tentando completar sua filmografia vi mais dois (restando um ou dois se contar um bem inicial quase desconhecido Folle... Folle... Folleme Tim):

Labirinto De Paixões (Laberinto De Pasiones)

Divertida comédia com uma galeria de personagens que se cruzam nessa história que mistura um filho de um tirano foragido, uma ninfomaníaca com problemas com o pai, uma relação incestuosa numa lavanderia, rebeldes árabes e muito mais. Curioso ver os jovens Cecilia Roth e Antonio Banderas. Hilária a participação de Almodóvar cantando numa banda meio punk / gay. Almodóvar conseguia retratar da forma mais normal do mundo comportamentos que possam ser vistos como excêntricos ou não normais, como achar graça do abuso do pai com a filha. Aliás, a forma como ficamos sabendo do trauma de Cecilia é muito engraçada e de um psicologismo de butequim de primeira, virando comédia o quanto tem de dramalhão (uma das grandes qualidades de sua obra). O final onde Emmanuelle é citado não deixa o bom humor cair nunca.

Que Fiz Eu Para Merecer Isto? (Que He Hecho Yo Para Merecer Esto?)

Mesmo tendo momentos engraçados este filme tem um tom mais dramático ao acompanharmos a vida da empregada doméstica vivida por Carmem Maura. Mais uma vez os outros personagens que rodeiam a principal são carismáticos e cheios de excentricidades "almodovarianas" como a sogra que cuida de um lagarto, o filho menor que transa com adultos e é adotado pelo dentista pedófilo, o filho maior que trafica drogas, a vizinha puta, o marido taxista que falsifica letras como ninguém... Até o fato do final não cair numa moralidade que estragaria tudo (vemos uma morte de forma engraçada) é prova da liberdade e frescor do jovem cinema de Almodóvar. Neste a participação de Almodóvar é engraçada e musical também, é visto na tv cantando num musical / ópera.


posted by RENATO DOHO 3:35 AM
. . .
Comments:


. . .