RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quarta-feira, maio 28, 2003
As Horas

Terminei o livro de Michael Cunningham, ganhador do Pulitzer em 1999 que foi adaptado para as telas de cinema. Comparando o filme e o livro vemos que a adaptação procurou ser bem fiel aos acontecimentos narrados. Uma perda do filme é a personagem de Laura Brown (Julianne Moore) que é bastante pensativa e pouco ativa, por isso compreendemos mais sua personagem no livro. O filme dá um tom levemente diferente para Brown.

No todo há poucas diferenças na adaptação. Algumas: há uma passagem com a namorada de Clarissa (Meryl Streep) que não aparece no filme; alguns momentos são mais dramatizados no filme (o desabafo de Clarissa com Louis e a vontade de voltar para Londres de Virginia); Brown sendo engolida pela água que inunda o quarto do hotel é um simbolismo exclusivo do filme; o momento de Virginia e sua sobrinha com o pássaro morto é algo do filme, no livro isso acontece com todos; Clarissa desce do prédio para ver o corpo de Richard (Ed Harris) espatifado no chão; se não me engano não há referência a uma amiga da filha (Claire Danes) de Clarissa que pode sugerir que a filha seja lésbica ou seja alvo platônico de uma; o livro termina com Clarissa e Laura após a morte de Richard, sem a volta para a morte de Virginia (que aparece no começo do filme, como também no livro).

É um ótimo complemento para quem gostou do filme falando sutilmente de depressão e um conflito em estar no mundo que essas mulheres passam aparentemente sem motivos maiores.



posted by RENATO DOHO 8:45 AM
. . .
Comments:


. . .