RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sexta-feira, agosto 29, 2003
O Segredo De Charlie(The Truth About Charlie)

Filme recente de Jonathan Demme que passou me brancas nuvens lá fora e aqui saiu direto em vídeo. O filme é uma refilmagem de Charada de Stanley Donen com Cary Grant e Audrey Hepburn. Tenho o original gravado e seria até melhor ver o filme antes para falar melhor sobre a refilmagem, mas no momento não vi, então falo da refilmagem como um filme em si.

É uma comédia com intriga policial. Demme foi balançando entre gêneros para acertar o tom do filme, não sei se foi bem sucedido, muita gente pode achar o filme meio "doido" por mostrar ação e logo após algo cômico e depois dramático com interpretações sérias e exageradas. A personagem de Thandie Newton até expressa bem essa confusão, ela parece perdida o filme todo. É difícil pra mim entender porque chamam tanto um ator como Mark Wahlberg que acho inexpressivo e sem carisma nenhum. Sendo assim seu personagem não traz a dose de carisma necessária para que nos importemos com ele e fiquemos na dúvida do que ele realmente é. A trama é absurda e engraçada, se faz sentido ou não eu nem tentei pensar ao final.

Demme faz homenagens à Nouvelle Vague o filme inteiro com participações especiais de Agnes Varda, Anna Karina e Charles Aznavour (hilárias suas aparições), além de situações, lugares e técnica nos cortes, atuação e enquadramentos (o plano final antes dos créditos é do túmulo de Trufffaut e antes no filme cenas de Atirem No Pianista são mostradas). No fundo o filme soa como uma grande brincadeira (ou farsa). Se o espectador vai entrar nela ou não vai depender da sua abertura para esse jogo. Fora isso o filme é deveras interessante para ser visto e apreciado.

Depois que ver Charada quem sabe eu volto a falar do filme.


posted by RENATO DOHO 3:50 AM
. . .
Comments:


. . .