RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quinta-feira, setembro 04, 2003
Donnie Darko (Idem)

Excelente filme, estréia de Richard Kelly em longas. O filme se passa em 1988 e com isso várias referências da década aparecem no filme em forma de canções (bem utilizadas, algumas muito conhecidas), livros, filmes, desenhos, personalidades, seriados, etcs e isso não apenas jogadas para dar um cenário anos oitenta, mas escolhidas para reforçar o tema do filme (e vendo a idade do diretor creio que muito de sua própria vivência nos anos 80 foi responsável por situar a história nessa época).

A história em si é melhor nem falar, muita gente pode até achar confusa ou apenas delirante. Há um bom uso da música incidental e trabalho de câmera. As atuações se destacam com Jake Gyllenhaal liderando o filme (muito bem, com o cara certa para Donnie). Três atrizes que gosto participam do filme: Jena Malone (sempre maravilhosa), Maggie Gyllenhaal e Drew Barrymore (também produtora executiva). Boa utilização de Mary McDonnell como a mãe, Katharine Ross como uma psiquiatra, Noah Wyle fazendo um professor e Patrick Swayze escolhido talvez a dedo para o papel (por ser grande referência dos anos 80 e pelo papel que interpreta, um guru de auto ajuda). Outros desconhecidos também tem boas atuações e boas aparições como a "vovó morte" lembrando David Lynch.

O filme consegue criar clima e misturar bem o suspense com ficção, comédia de costumes, painel da sociedade e da política, assuntos psicológicos e físicos, conflito familiar e várias outras coisas.

No dvd cenas deletadas e comentários em aúdio do diretor e do ator principal (legendado). O comentário ainda não vi, mas deve ser interessante para ajudar a destrinchar a trama, perceber mais referências (ou não intenções como o diretor diz que uma cena não foi intencional uma referência ao ET de Spielberg) e influências.

Como filme não foi muito comentado é um para ser descoberto.

Pelo visto o diretor tem interesse em alguns temas tratados nesse filme ao ver a história de um curta anterior e seu próximo longa (que trata de previsão do futuro).



posted by RENATO DOHO 1:17 PM
. . .
Comments:


. . .