RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sábado, novembro 29, 2003
A Estranha Família De Igby (Igby Goes Down)

Primeiro filme de Burr Steers que já tinha atuado em alguns filmes e depois foi um dos roteiristas de Como Perder Um Homem Em 10 Dias. O lado curioso é que ele é neto de Gore Vidal e Jacqueline Kennedy (esta por vias tortas). Ele faz uma ótima estréia focando a história do amadurecimento de Igby (Kieran Culkin) que muito lembra das trajetórias dos personagens de John Fante e de Holden de O Apanhador No Campo De Centeio, vi depois que andaram comparando o filme ao livro, de forma negativa para o filme, como se fosse um plágio, não acho que é o caso, sinto mais uma influência. A intenção primeira do diretor era fazer desta história um livro, mas acabou num roteiro e, logo, num filme.

Kieran tem uma ótima interpretação (é um dos Culkins, na maioria bons intérpretes, que não caiu no lado negro da fama como o irmão Macaulay) e auxiliado por um bom elenco (Susan Sarandon, Jeff Goldblum, Ryan Phillippe, Bill Pullman e Jared Harris) com destaque para Claire Danes e Amanda Peet fazendo personagens bem interessantes (uma judia intelectual e uma viciada).

A trilha sonora é bem escolhida com canções de Badly Drawn Boy, Pete Yorn, Dandy Warhols e destacando Coldplay e Travis em dois momentos chaves do filme (a belíssima cover que o Travis faz inclusive recebe legendas!).

Os personagens e a história não são muito comuns e pode ser que muita gente ache o filme chato ou 'pointless' (mal comparando é como Os Excêntricos Tenenbaums), mas quem se envolver vai curtir muito e se emocionar também (em duas cenas de grande emoção que envolvem o personagem principal).

Pena que vi o filme em vhs, pois vi que o dvd tem comentários em aúdio do diretor e Kieran, além de cenas deletadas. Acho que vou querer alugar para conferir esses extras. O filme, para mim, vale a pena a revisita.



1. The Weight - Travis
2. Not You - Underwater Circus
3. Don't Panic - Coldplay
4. Everybody's Stalking - Badly Drawn Boy
5. Bohemian Like You - The Dandy Warhols
6. Anyway - Jelly Planet
7. Frozen Tears - Somersault
8. Youth Is Wasted On The Young - Driftland
9. Broken Up A Ding Dong - The Beta Band
10. Boys Better - The Dandy Warhols
11. Insanity Is Relative (Suite) - Uwe Fahrenkrog Petersen
12. Love And Rememberance (Suite) - Uwe Fahrenkrog Petersen
13. Igby Goes Down (Main Theme) - Uwe Fahrenkrog Petersen


posted by RENATO DOHO 1:11 AM
. . .
Comments:


. . .