RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quarta-feira, novembro 19, 2003
Palavras Ao Vento (Written On The Wind)

Douglas Sirk, mestre dos melodramas, pai das novelas! Contar a trama aqui pareceria que estou fazendo uma sinopse de um grande novelão: as agruras de uma família poderosa, uma mulher e dois homens, etcs. Importa é como Sirk realiza isso através de várias coisas sutis (o uso de espelhos, por exemplo, reais e simbólicos, como no final com a irmã e o quadro ao fundo) e grotescamente artificiais (cenários, atuações). As situações vão ficando cada vez mais trágicas e exageradas (nem é novidade que Almodóvar adora Sirk). Vendo com os olhos de hoje Rock Hudson no papel principal chega a ser irônico, mas talvez até o próprio Sirk usava isso na época. A irmã ninfomaníaca do filme levou um Oscar por sua atuação (realmente, ela chega a ser odiável). É apenas o terceiro filme de Sirk que vejo e apesar de Palavras ser ótimo ainda continuo achando Chamas Que Não Se Apagam superior pela melodramaticidade conseguida. Nos comentários no
imdb li uma comparação (que parece não ser exclusiva de quem escreveu) do filme com O Poderoso Chefão e percebi que há sim muita coisa semelhante entre os dois filmes. Há também um texto legal do Roger Ebert sobre o filme. É um filme que pode ser revisto muitas vezes para captar suas várias camadas.

Dizem Que É Pecado (People Will Talk)

Ótimo filme de Joseph L. Mankiewicz o que garante pela assinatura diálogos brilhantes. Uma boa característica dos chamados 'filmes antigos' é que se contava uma história muito como um livro, que se desenrola e mostra várias outras coisas, e não como hoje onde uma simples sinopse dá o quadro geral do filme e não muda muito quando conferimos na tela. O resumo deste filme teria que abordar toda a trajetória da trama e não apenas uma idéia inicial que vai sendo somente esticada. Então num resumão é a história de um médico, mas tem uma investigação de seu passado ocorrendo e tem uma paciente que vai mudar o rumo das coisas e tem o passado do seu fiel companheiro e tem muitos temas abordados e tem... O filme seria um drama bem humorado, mas também com um toque de suspense (pela investigação) e crítica social. Cary Grant e diálogos rápidos e inteligentes se dão muito bem. O engraçado é que no meio de tudo isso parece que o filme é um avô distante do Patch Adams hehehe mas só na superfície.

posted by RENATO DOHO 6:36 PM
. . .
Comments:


. . .