RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

domingo, dezembro 14, 2003
Encontros Do Destino (The Safety Of Objects)

A diretora Rose Troche juntou várias estórias do livro de A.M. Homes num filme só, então o que antes eram estórias separadas em locais e tempos distintos acabaram acontecendo num mesmo bairro, com 4 famílias. Ela não tenta apresentar todo o quadro de uma só vez, há histórias que não sabemos exatamente onde começam ou vão terminar mesmo com mais de uma hora de filme. Com isso não deu para ter um aprofundamento nos personagens, os mais explorados são a Glenn Close e o Dermot Mulroney, mas todos têm sua cota de importância. Fora os dois atores só Moira Kelly e Kristen Stewart são mais conhecidos, Kristen depois fez Quarto Do Pânico e é uma atriz de traços bem ambíguos, só depois de um tempo vi que era uma garota e não um moleque (como aconteceu com ela em Quarto Do Pânico), mas é bonita e quem sabe tem futuro (fez este ano o Cold Creek Manor com a Sharon Stone e acabou de fazer Undertow com a revelação do cinema indie americano David Gordon Green, junto com Dermot Mulroney).

Talvez um ou dois personagens acabem ficando obscuros mesmo ao final do filme, não ficamos sabendo exatamente suas aflições. Cada um da trama procura algo vago ou específico, como o advogado que se desilude com a vida após ver tanto trabalho não ser recompensado na firma que trabalha ou a mãe que está com o filho preferido em estado semi-vegetativo após um acidente e tenta compensar a falta de atenção com a filha participando de um concurso de resistência no shopping local ou o filho do advogado que tem um caso amoroso com uma boneca Barbie ou um jovem jardineiro que seqüestra uma garota sem ela perceber por motivos que só depois ficarão claros ou a mãe que tenta cuidar das duas filhas, tem uma vida amorosa frágil e tem o ex-marido distante. Essas e outras vão sendo mostradas e interligadas, às vezes bem apresentadas outras não.

O título original se explica pelos objetos que os personagens usam para tentar uma comunicação com outros, seja um carro, uma guitarra, uma máquina de lavar louça, um walkie talkie, uma boneca, brinquedos velhos, uma pulseira, uma luva de beisebol (o que fica mais explícito no final)...

O filho em estado vegetativo feito pelo Joshua Jackson (de Dawson's Creek) era músico e aparece uma canção de sua banda que vai ser retomada ao final, dando um desfecho emotivo (mesmo que pareça forçado não deixa de emocionar). A banda que toca essa canção se chama Bullet, mas não é conhecida e dificilmente se acharia as canções (várias na trilha) para puxar num Kazaa da vida. Bem, por sorte achei as 4 canções em mp3s. São as três canções que tocam em momentos diferentes do filme e uma em especial que fecha que é tocada com participação da atriz Jessica Campbell (aliás, uma bela garota e atriz). Vale ouvir.



Aqui estão:

Paul's Song - Bullet

Paul's Song - Bullet com Jessica Campbell

Relapse - Bullet

Lovely - Bullet

posted by RENATO DOHO 6:19 PM
. . .
Comments:


. . .