RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quarta-feira, dezembro 03, 2003
A Última Carroça (The Last Wagon)

Ótimo western e quarto ótimo filme que vejo de Delmer Daves (os outros três justamente foram filmes feitos logo em seguida a esse em apenas dois anos). Richard Widmark como um meio comanche / meio branco está excelente. Durante a trama de um recém capturado assassino que vai se envolver com uma caravana de homens, mulheres e crianças veremos surgir os temas do preconceito racial, da figura do pai, da liderança e sobrevivência em um ambiente hostil e das contradições internas do personagem principal diante do que ele é, do que ele fez e do que ele tem que fazer. Ao final há uma discussão pertinente sobre o conceito de justiça que à época que se passa a história tinha sua razão de ser, mas é de se pensar o que isso queria dizer no meio da década de 50 quando o filme foi realizado.

A Filha De Satã (Burn, Witch, Burn)

Suspense inglês de produção barata muito bem realizado (quase um terror ao envolver magia negra). O mérito vai para o roteiro feito Charles Beaumont e Richard Matheson, roteiristas de vários episódios de Além Da Imaginação. A direção de Sidney Hayers também é cheia de agilidade e criatividade, só que sua carreira não chegou a ser muito conhecida e virou um requisitado diretor de séries televisivas nas décadas de 70 e 80. Ao acompanhar a história de um professor de sociologia cético que descobre que sua esposa pratica certos rituais de bruxaria (para proteção diante da nova moradia e comunidade) e a faz queimar todos os objetos relacionados, passando a acontecer coisas estranhas logo após é que vamos nos deparar com o questionamento sobre nossas crenças, sejam superstições ou magias. O filme não deixa o mistério e a tensão caírem em nenhum momento e o final é ótimo, de impacto. Não deixa de ser curioso que muitas cenas parecem ter influenciado outros filmes depois, mas duas coisas chamaram mais a atenção: os closes e olhares da atriz principal lembram muito a forma como Walter Hugo Khouri filmava suas atrizes, principalmente os closes femininos em As Deusas (a carreira de Khouri e o filme são contemporâneos, Khouri estava no seu quarto filme quando A Filha De Satã foi lançado, então talvez seja apenas coincidência); um dos closes desta atriz lembra muito a forma como De Palma iluminou e enquadrou Nancy Allen na cena do elevador em Vestida Para Matar. Como o filme toca nessa questão da psiquê feminina até há pontos em comum com os dois cineastas, mas tudo isso fica no reino da especulação.

E Quem Entende As Mulheres? (A Woman's Helluva Thing)

Filme que poderia ser melhor, mas acaba sendo apenas uma boa sessão da tarde. Muito do que se fala no filme lembra Do Que As Mulheres Gostam onde temos também um machão galinha que vai passar por situações que o ajudem a ter novas percepções da vida, só que aqui no caso o machão descobre após a morte da mãe que uma antiga namorada foi a amante dela em seus últimos anos. A amante é feita pela sempre interessante Penelope Ann Miller. Um dos erros talvez do filme foi botar o ator Angus MacFadyen no papel principal, pois ele não passa em nenhum momento ser o "tal" que comanda uma revista voltada ao público masculino e que atrai toda mulher que ele queira. O roteiro ainda tenta botar na roda a relação do ser humano com a natureza, a imagem idolatrada da figura do pai que é falsa, assim como a da mãe que é subestimada, bem como a quebra de preconceitos. Só que tudo bem depressa e não aprofundado. A cena de Angus e Penelope cantando Moon River para afugentar porcos selvagens é engraçada.


posted by RENATO DOHO 4:46 AM
. . .
Comments:


. . .