RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

segunda-feira, dezembro 15, 2003
Moviemakers' Master Class



O jornalista Laurent Tirard (e também cineasta, vai lançar ano que vem o filme Un Autre Que Moi) entrevistou 20 cineastas com o intuito de que eles fizessem uma breve aula sobre cinema, os principais problemas, como planejar um filme, como dirigir, entre várias outras dúvidas do mundo cinematográfico. O resulto é ótimo, embora pelo número grande de escolhidos não haja espaço para uma grande aula de cada um. Por outro lado a variedade dá uma visão geral interessante das mil possibilidades da criação no cinema. Cada um age de uma forma, onde não há exatamente o certo ou errado, mas o mais apropriado ao jeito de cada um. Um ponto comum é que a maioria faz filmes para si mesmo e muitos se sentem mais à vontade em serem os próprios roteiristas de seus filmes. Uns ensaiam, outros não; uns fazem storyboards detalhados, outros chegam no set abertos a qualquer idéia; uns ligam mais para os atores, outros mais a câmera; uns fazem muitos planos de cobertura, outros evitam ao máximo mesmo causando dores de cabeça na sala de montagem depois.

O melhor é que conhecendo o trabalho de cada entrevistado vemos suas peculiariedades que explicam certas escolhas e preferências. Tim Burton e os irmãos Coen seguem muito o instinto; Takeshi Kitano escala atores não famosos e inusitados para os papéis; Lars Von Trier prega que vai pela emoção mesmo que passe a impressão que seja um controlador mecânico; Pedro Almodóvar elogia o uso de objetos de David Lynch, mas acha artificial os closes dos westerns de Sergio Leone; David Cronenberg quer cada vez mais usar apenas uma lente na filmagem toda; David Lynch ressalta a importância do som e revela o segredo de um movimento de câmera que ele sempre usa e dá certo (Jean Pierre Jeunet leu essa "aula" e tentou fazer num filme seu, não deu certo); Wong Kar Wai é enigmático e sua aula é breve, mas rica. Martin Scorsese fala que há os que fazem filmes apenas para o público, outros só para eles mesmos, mas há as exceções de cineastas como Alfred Hitchcock e Steven Spielberg, que faziam (e fazem) filmes tanto para o público quanto para eles mesmos. Jean-Luc Godard é o último do livro e é a aula separada do resto (dividido em categorias) pois Godard é uma categoria à parte na cinematografia mundial, talvez seja a dele a aula mais interessante no que tem de análise do próprio método de filmar que ele usa nos sets, nas boas frases e uma desilusão bem clara com o cinema ("I really think today that, in fact, cinema is just an ephemeral thing and that it was already beginning to disappear") e com ele mesmo, ao falar que os melhores trabalhos sempre foram realizados por um grupo de pessoas que debatiam e discutiam idéias e não nos que queriam fazer tudo sozinhos ("I think making a film on your own is about as hard as playing tennis alone: if there isn't anyone on the other side to hit the ball back, it just can't work") e como ele não encontra mais quem o questione (o único é o produtor, por causa do dinheiro, mas ele acha que ao menos é alguma coisa). É exemplar o fato que ele relata de uma atriz num filme seu que teria que dizer a frase "acting kill the text" que Marguerite Duras disse e na qual Godard não necessariamente concorda. A atriz não perguntou o que a frase significava e por que ela teria que dizer a fala, não houve o diálogo que poderia ter melhorado a cena, ela apenas fez a cena. Godard já não tem com quem conversar, para sua infelicidade. Ele também cita Alain Delon que o usou, pois deu prestígio ao ator (fez um filme do Godard), mas nem sabia porque estava filmando cada cena de Nouvelle Vague. Isso me fez lembrar em como Woody Allen não é questionado pelos atores que apenas o obedecem cegamente, apenas para o prestígio destes; seria isso um dos problemas que ele enfrenta em sua carreira atual? Ninguém que o questione?

Para os interessados é uma ótima dica de leitura. Tirard abre a possibilidade de um segundo livro com outros cineastas de sua preferência que ficaram de fora.

Os cineastas que estão no livro: Woody Allen, Pedro Almodóvar, Bernardo Bertolucci, Tim Burton, John Boorman, Joel & Ethan Coen, David Cronenberg, Jean-Luc Godard, Jean-Pierre Jeunet, Takeshi Kitano, Emir Kusturica, David Lynch, Sydney Pollack, Claude Sautet, Martin Scorsese, Oliver Stone, Lars Von Trier, Wim Wenders, Wong Kar-Wai e John Woo.


posted by RENATO DOHO 2:05 AM
. . .
Comments:


. . .