RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sexta-feira, dezembro 05, 2003
O Último Suspeito (City By The Sea)

Dá pra admitir que nos dias de hoje ser fã do Robert De Niro é foda, o cara faz uma quantidade enorme de filmes a cada ano e quem tenta acompanhar sua carreira tem que ver filmes que de outro modo nem despertaria sua curiosidade. Esse filme faz parte dessa leva, mas ao contrário de outros (Showtime, Homens De Honra, Ninguém É Perfeito) até que é interessante conforme vamos vendo o desenrolar da história. Um viciado em uma compra de drogas se mete numa briga e numa auto defesa mata um traficante, acaba que o corpo vai parar nas margens de NY onde justamente seu pai é o policial encarregado do caso. Os dois não têm contato desde o divórcio e ainda por cima ficamos sabendo que o avô do viciado, o pai do policial, morreu na cadeia, acusado de assassinato de uma criança. É esse tema da perpetuação do "mal" passando de pai para filho que traz algum interesse ao filme, só que no meio disso há uma trama de captura do fillho e a perseguição do ex-sócio do traficante morto. Acompanhando De Niro temos um James Franco bem como o viciado (ainda mais se compararmos sua imagem junkie com o certinho que fez em Homem Aranha), Frances McDormand fazendo a namorada de De Niro e Eliza Dushku fazendo a ex-namorada de James. Michael Caton-Jones é só um competente diretor, nada além disso e o filme é bem o retrato do seu diretor, fora esse tema curioso nada demais surge no filme. Ao final sabemos que o filme foi baseado em fatos reais e no dvd temos uma pequena entrevista com o verdadeiro policial que teve o pai morto na cadeia e o filho acusado de assassinato, claro que o filme mudou várias coisas, mas a questão dos pecados dos pais indo para os filhos ou o contrário é verdadeira e o policial afirmou que o filme captou bem esse dilema. Curiosidade: em uma cena vemos a filha de De Niro atuando, na delegacia.

Bang Bang! Você Morreu (Bang, Bang, You're Dead)

Filme feito para a tv (Showtime, que junto com a HBO fazem filmes interessantes e às vezes mais ousados ou contudentes que os para o cinema) que fala dos massacres nas escolas dos EUA. Consegue um bom retrato dos tempos pós-Columbine nas escolas e suas tolerâncias zero, além de outros tópicos abordados (gostei bastante do fato da atividade artística influir em algo na história). O jovem Ben Foster tem um bom desempenho fazendo o papel principal. Há o uso constante da imagem digital das câmeras portáteis que o protagonista usa para os mais diferentes propósitos, mas basicamente serve para relatar à sua maneira o que é ser um estudante numa escola americana. Thomas Cavanagh (da série Ed) faz o professor de teatro que tenta ajuda Ben, uma escolha acertada já que Cavanagh passa essa imagem de confiança e bom mocismo. O diretor Guy Ferland já tinha trabalhado com Cavanagh na série Ed, fez alguns episódios de The Shield e os bons Uma Babá Objeto Do Desejo (com Alicia Silverstone) e No Embalo Da América mostrando que sabe trabalhar com jovens.

Um fato curioso é que no final aparece algo que eu não sabia e creio que a maioria que vai ver o filme também não saiba. Isso deu uma importância maior pro filme, mas claro que não posso falar para não estragar algo. Então fica a dica, tem nas locadoras.


posted by RENATO DOHO 5:35 PM
. . .
Comments:


. . .