RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quinta-feira, dezembro 18, 2003
Repertório Beckett

A Cia. Nova De Teatro desde 2002 vem tentando divulgar a obra de Samuel Beckett encenando suas peças curtas e com intenção de realizar 19 no total. Já fizeram duas montagens, vi o Repertório1 com as peças:

Ato Sem Palavras 1

Uma pantomina onde um homem jogado num cenário insólito tem que alcançar objetos por um comando distante, mas mesmo com ajuda de pedras, corda e tesoura fracassa em todas as tentativas. Singular simbolismo de Beckett para a inutilidade das ações do ser humano.

Ato Sem Palavras 2

Nessa pantomina dois homens estão em sacos e são, um de cada vez, acordados por uma grande lança. Saindo do saco cada homem vai realizar ações que remetem a uma rotina para depois voltar ao saco quando outro é despertado e realizará uma rotina diferente para também voltar ao saco e assim as coisas prosseguem. O ciclo da vida e a da rotina questionados e vistos como sem sentido.

Vaivém

Três irmãs se reencontram num lugar que as faz lembrar do passado. Cada uma sabe de um segredo terrível da outra, contando uma para a outra na ausência de uma, mas nenhuma fica sabendo desse segredo. Na peça mais curta e falada Beckett nos fala da incomunicabilidade humana, além do espectro sombrio da morte.

Aquela Vez

Um homem iluminado apena no rosto, perdido na escuridão do palco. Uma voz sendo emitida de três lugares distintos (esquerda, direita e na frente). Recordações de uma vida misturadas. A cada pausa a respiração ofegante do homem. Participação especial da voz de Paulo César Pereio.

Todas as peças têm características próprias e seguem muito de perto as instruções (que eram na maioria das vezes minunciosas) do próprio Beckett. Destaque para a trilha sonora extremamente climática e que ajuda a passar confusão e estranheza para o público. Os figurinos das três mulheres são peculiares pelas cores e o ocultamento da face pelos chapéus. Os homens atuam com as caras pintadas de branco, como um filme mudo, como o kabuki. O uso de luzes e fumaça é exemplar, criando uma atmosfera de sonho e pesadelo. Fica o interesse em ver os outros repertórios.

Essas 19 peças foram transpostas para o cinema, num projeto ambicioso chamado
Beckett On Film reunindo grandes atores e diretores como Neil Jordan, Julianne Moore, Jeremy Irons, Atom Egoyan, John Hurt, David Mamet, Harold Pinter, John Gielgud, Rebecca Pidgeon, Anthony Minghella, Kristin Scott Thomas e Alan Rickman, entre outros.

Espero que com essas iniciativas cresça o interesse pela maravilhosa obra de Samuel Beckett, um dos grandes da história da humanidade.

posted by RENATO DOHO 12:50 AM
. . .
Comments:


. . .