RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quarta-feira, janeiro 21, 2004
Durval Discos

O filme de Anna Muylaert parece que vai para um caminho, mas segue outro. O que chama atenção é o aspecto "Alta Fidelidade" que o filme carregou consigo, mesmo que falsa. Apesar de passar num loja de discos com um trintão que mora com a mãe o filme não tenta falar de uma geração ou mesmo da situação do protagonista, ao invés disso desemboca numa história de seqüestro de uma garotinha que altera a rotina do Durval. Nunca chega a ser interessante esse outro aspecto que começa a partir do meio do filme o que decepciona bastante diante do que poderia ser realizado. A mãe feita por Etty Frazer chega a ser irritante tanto pelo histrionismo quanto pela inabilidade de parecer real (a menina passa mais verdade, por exemplo). Ary França está bem como Durval, mas não define bem como é seu personagem, não sabemos se é um frustrado ou um cara zen que leva tudo na boa (capaz de aguentar a mãe que azucrina e uma menina raptada). Essa segunda parte, a trama mais policial que estraga o filme, infelizmente, pois há um esforço visível da parte técnica (como o plano de abertura muito bem realizado e os cenários). A trilha sonora, pelo menos, é cheia de pérolas musicais.

Mentiras (Gojitmal)

Filme sul coreano sobre um relacionamento sadô-masoquista. O filme mistura a história propriamente dita com recursos de metalinguagem, explicitando as filmagens em certos momentos e tendo uma narração (para reforçar que é a adaptação de um livro). Sun-Woo Jang é um diretor experiente e consegue fazer um filme sobre sexo, com atores constantemente pelados e cenas de s&m sem em nenhum momento ser forte. Nem mesmo há uma sensualidade, mas mais uma relação de corpos e um estudo de vícios (os personagens parecem mais viciados um no outro do que demonstram qualquer sentimento amoroso, por isso mesmo se chamam por letras e não nomes). A relação dos dois é puramente sexual, de prazer e dor. Por se centrar exclusivamente no casal (que só transa) o filme cansa a partir de certo ponto por não trazer nada de novo, fora um mínimo conflito perto do final. Quase sobre o mesmo tema (sem ser explícito) acho mais interessante o filme Secretária (que fala também das relações profissionais) ou mesmo o clássico O Último Tango Em Paris de um relacionamento que é fadado ao fracasso. Comparam o filme ao Império Dos Sentidos, mas como não vi ainda não posso tecer comentários, só acho que Nagisa Oshima vai bem mais fundo.

Thesis - Morte Ao Vivo (Tesis)

Bom filme de estréia de Alejandro Amenábar. Fala sobre os famosos snuffs, supostos filmes que registram mortes reais. Uma estudante de cinema vai fazer uma tese sobre isso e se depara com uma fita real, a partir daí ela vai investigar quem morreu e quem matou a jovem mostrada no vídeo com ajuda de outro estudante de cinema especializado em filmes de horror e bizarrices. O filme mesmo sendo de 96 parece bem antigo, já envelhecido, mas mesmo assim continua tendo bons momentos; talvez seja um pouco longo demais e tenha certa previsibilidade, mas já revelava um bom talento por detrás das câmeras.


posted by RENATO DOHO 11:47 PM
. . .
Comments:


. . .