RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

segunda-feira, janeiro 19, 2004
Novas Aquisições

LIVROS

- Felicidade: Eduardo Giannetti

Comecei a ler e estou adorando!

- Retrato De Um Assassino: Patricia D. Cornwell

Como "estudioso" de Jack O Estripador era obrigação ter esse para ler.

- Reparação: Ian McEwan

Da coleção de banca Grandes Escritores Da Atualidade. McEwan já ganhou prêmios literários como o Booker e esse livro foi bem elogiado.

- Criatividade E Grupos Criativos: Domenico De Masi

Não sabia que tinham lançado esse livro do De Masi (que já li uns 3 ótimos livros) e quando folheei achei excelente. Ele fala de tantos tópicos interessantes nas quase 800 páginas do livro que nem dá pra botar aqui, mas ele meio que dá uma geral na história da criatividade humana (algo que ele tinha feito com alguns grupos em A Emoção E A Regra). Só dar uma olhada no sumário pra ver quantos assuntos são tratados.

- As Principais Teorias Do Cinema – Uma Introdução: J. Dudley Andrew

Eis um livro que trata de um tópico que senti falta no meu curso de cinema (que abordou somente parte desse tópico). O autor detalha didaticamente o que o próprio título diz através dos principais teóricos cinematográficos como Eisenstein, Balázs, Bazin, Mitry, Metz, Agel e passando pelos seguidores como o pessoal da Cahiers Du Cinema. Obrigatório para quem deseja pensar o cinema mais profundamente.

- O Resgate Do Soldado Ryan

É daqueles livros de filmes com fotos de bastidores, declarações, partes do roteiro em edição de luxo para colecionadores. Sempre quis ter esse título, mas o preço impedia, ao ver um pacote desses livros novinhos em promo num sebo não pensei duas vezes. As fotos são de David James e são ótimas.

- Cinema Inocente / Roberto Rossellini

Na verdade são dois programas do Sesc para as retrospectivas destes cineastas (Bressane e Rossellini) em formato de livro. Ambos com textos, entrevistas e filmografias detalhadas.

DVDS

Através de promoções comprei alguns que queria ou outros que aproveitei a oportunidade:

- Laranja Mecânica

Completando a coleção Kubrick da Warner que só fica faltando o documentário já que a segunda caixa adquiri os títulos separadamente e o documentário não é vendido separadamente.

- Amistad, Coração Selvagem e Missão Impossível

Na promo das Americanas de leve 3 e pague 2 vou completando filmografias de diretores que quero ter todos os filmes em dvd. Os 3 dvds estão com ótima imagem e widescreen. Só Amistad tem o making of como extra.

- Epidemia De Zumbis e Calafrios

Dois comprados em banca. Um da Hammer e outro do Cronenberg (de extra uma entrevista com o próprio).

- Donnie Darko

Usado da Blockbuster (por 12 reais), mas em perfeito estado. É um filme que gostei bastante e já tinha copiado em fita, bom ter em dvd agora que vem com extras (clipe, cenas deletadas e comentários em aúdio legendados).

- Smallville

O início da série (que não acompanho). Tem extras (cenas cortadas, mapa da cidade e comentários em aúdio).

HQS

- Vagabond 01 - 12

Duas caixas com os 12 primeiros mangás sobre a história de Musashi (baseado no livro Musashi de Eiji Yoshikawa). Escrito e desenhado por Takehiko Inoue (que tem um excelente traço). Nas bancas o título está no número 26. Conforme for vou completando.

REVISTAS

- Teorema 04

Ótima revista de critica de cinema do Núcleo De Estudos De Cinema De Porto Alegre. Este número dá destaque ao cineasta Carlos Reichenbach com capa, entrevista e grande artigo sobre Dois Córregos. O texto sobre A Última Noite de Spike Lee está excelente, perfeito para ser lido e logo após rever o filme. Ainda entra na pauta Longe Do Paraíso, arquitetura em Metrópolis, Blade Runner e Matrix, Jorge Furtado, Dolls, direção de arte, Cocteau e um panorama do festival de Gramado.

- Cine Monstro 04

A revista continua melhorando a cada edição, sempre abordando filmes e artistas pouco conhecidos de um gênero ainda pouco respeitado. Os destaques ficam para um perfil da atriz Fay Wray, homenagem a David Hemmings, snuff movies, expressionismo alemão, lançamentos em dvd, notícias e um texto falando do cineasta Curtis Harrington.

- Revista Zero 11

Nesta edição o destaque maior fica para o longo texto de Luciano Vianna sobre NY. As novas bandas, os shows vistos, os achados nas lojas musicais, os points ideais da cidade para os rockers... dá uma vontade enorme de fazer uma trip musical parecida. Fora isso um relato de um repórter com a Dido, entrevista com Tom Zé, Titãs respondendo fãs, Darkness, Mutantes, Jeff Buckley, Carolina Sá no "eu recomendo", etcs.


posted by RENATO DOHO 1:45 AM
. . .
Comments:


. . .