RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sábado, março 13, 2004
13 Visões (Thirteen Conversations About One Thing)

Nada mais agradável que ter uma surpresa com um filme que fala um pouco sobre isso.

Peguei o filme 13 Visões (recém lançado nas locadoras) principalmente por ter John Turturro no elenco. Não conhecia o filme e nem olhei a sinopse para saber do que se trata. Pela capa e começo da sinopse parecia ser algo do tipo Magnólia com várias histórias se cruzando, mas já pensava em algo policial ou coisa assim.

Bem, é outra coisa. Nem vou dizer muito sobre o que é para quem for ver também entrar no filme sem expectativas. Fala sobre a vida, destino, sorte, relações e outras coisas.

No começo muita gente pode ficar irritado (e eu fiquei ressabiado) pois parece um filme determinista, que quer provar um ponto (tipo Irreversível, coincidência ou não Turturro escreve isso numa lousa durante o filme), mas não é, o filme deixa espaço para contradições e incertezas e passamos mais a pensar nos assuntos abordados do que termos algumas respostas ou confirmações (será que o filme deixa claro para todos? não sei, pra mim sim, mas tem gente que vai achar determinista de qq jeito).

Tem sua previsibilidade e tal, mas consegue cativar e conquistar. E tem um belo final, bem simples.

Aí vem os créditos para mais surpresas: achei que o nome Jill Sprecher era nome de homem e como o roteiro era de Jill com Karen Sprecher achei que eram marido e mulher. Bom, Jill é mulher e Karen é sua irmã, o que é legal saber que há um olhar feminino no filme. Depois vejo Michael Stipe creditado como produtor executivo, coisa inesperada. Depois vejo no imdb que a diretora fez filosofia e literatura antes de fazer cinema, mais uns dados que ajudam a entender certas coisas do filme. E por fim noto que o filme anterior dela eu já tinha visto e gostado que se chama Quatro Garotas... Uma Grande Confusão (Clockwatchers) - que também vi ao acaso por ter a Parker Posey no elenco.

Aí que as coisas vão ficando mais legais, os filmes são semelhantes mesmo, este anterior falava de garotas que trabalham num escritório e a rotina deste trabalho. Um filme bem realizado, com um ritmo próprio (que muita gente acha horrível por ser quase parado) e boas interpretações, tirando ótimas coisas de algo que pode ser visto à primeira vista como banal e rotineiro.

13 Visões tem um elenco mais ou menos conhecido (e bom):

Matthew McConaughey, John Turturro, Amy Irving, Alan Arkin, Frankie Faison e Clea Duvall.

Vale conhecer o filme (mesmo que eu ache que algumas pessoas possam não gostar). Pena que com esse texto quem for ver já estará vendo com muita informação prévia, seria legal uma situação como a que passei, mas aí eu não poderia indicar...

O filme recebeu alguns prêmios:

Boston Society of Film Critics Awards
BSFC Award Best Supporting Actor (Alan Arkin )

Florida Film Critics Circle Awards
FFCC Award Best Ensemble Cast

Golden Orange Award
For consistent excellence and adventurousness in film production (Amy Hobby)

San Diego Film Critics Society Awards
SDFCS Award Best Director (Jill Sprecher)
Best Editing (Stephen Mirrione)
Best Screenplay, Original (Jill Sprecher & Karen Sprecher)

Engraçado como há variações na recepção do filme, como esses do imdb ou da amazon:

"I was already horribly depressed, and this film did not help!"

"I don't think the movie actually has significant depth (although you can read depth into any movie if you try hard enough--e.g. "The Matrix"?)"

"Put it this way: this film was so good that I'm taking time out of my day to do my part in letting others know that it is a film worth watching (and reflecting upon)"

"Ok, I was excited to see this movie, and it was highly recommended by a trustworthy source. Maybe I missed something, but this movie was BORING"

"I liked this movie because it made me think about what I'm doing with my life"

"Slow, depressing, dark, sometimes aimless, and moody"

"My wife and I launched immediately into a conversation about this film before the end credits had even finished rolling. It's the kind of film that makes you want to apply some of its ideas and themes to your own life and experiences"

"Have you ever had the yearning to watch a film made by a philosophy major drop-out? Neither have I"

"Life's a bitch and then you die"

"In spite of its seemingly depressing nature I tremendously enjoyed this movie"




posted by RENATO DOHO 1:06 AM
. . .
Comments:


. . .