RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quarta-feira, abril 14, 2004
Looney Tunes - De Volta À Ação (Looney Tunes - Back In Action) ***1/2 - divertida e criativa aventura cômica similar ao clima dos filmes da série Pequenos Espiões, com um universo de fantasia visto por olhos inocentemente imaginativos. A dupla central tem esse espírito inocente, por isso críveis ao contracenarem com desenhos animados e realizarem atos que racionalmente são ridículos. Não podia ser melhor o Brendan Fraser, aliás é com ele uma das piadas mais antigas e engraçadas do filme, quando ele quer resgatar a mocinha em Paris e usa a calça voadora.

História De Um Egoísta (Patterns) **** - excelente filme com roteiro de Rod Serling (The Twilight Zone) sobre o trabalho numa grande corporação. Um executivo vindo de uma pequena fábrica numa cidade do interior é chamado para entrar numa grande empresa numa cidade grande e vai presenciar o know-how cruel dos grandes negócios. O final é diferente e combativo, e também ambíguo o que dá mais força ainda. Grandes atuações de um elenco não muito famoso.

Olhos Famintos 2 (Jeepers Creepers 2) **1/2 - continuação que tenta colocar mais ação e se passar em poucas locações e em pouco tempo. O subtexto gay do filme é mais evidente ainda, com várias cenas de homens sem camiseta, além da atração quase perversa do monstro pelos garotos. No fim é quase o mesmo de sempre. O monstro é bem feito, mesmo sendo mostrado mais do que o necessário o seu aspecto causa temor e os olhos passam aquele misto de terror e tara. Só que não dá pra não lembrar de Todo Mundo Em Pânico 2 com o palhaço assassino tarado sendo estuprado pelo Wayans com trejeitos gays, uma reversão hilária! O jeeper creeper do filme precisava encontrar o seu Wayans hahahaha

American Gun (Idem) *** - bom drama que acabou sendo o último filme de James Coburn. Após a morte da filha, morta à balas, ele cria uma obsessão em rastrear os donos anteriores da arma que matou a filha e nessa viagem vamos vendo não só as histórias dessa arma, mas o passado dele, da esposa e da filha (não sendo flashbacks exclusivos dele). Também há a neta que fugiu de casa e não sabe da morte da mãe. Claramente é um filme com temática mais importante do que o próprio possa sustentar. Na parte final há uma reviravolta mais ou menos imprevista que muda nossos pontos de vista. O que o filme confirmou é que
Alexandra Holden (a neta) é uma graça e que preciso ver mais filmes com ela, recentemente gostei dela em Rota Da Morte. Tem também a bela Virginia Madsen fazendo a mãe dela.

Minha Vontade É Lei (Warlock) **** - Junto com Alvarez Kelly é o melhor western de Edward Dmytryk que vi até agora (se bem que só vi 4 filmes dele) com uma dobradinha muito boa de Henry Fonda e Richard Widmark, além de termos Anthony Quinn (e para os trekkers o DeForest Kelley). Não vi um homossexualismo latente entre Fonda e Quinn como já ouvi falar, se houvesse creio que teria mais insinuações e outros parceiros do velho oeste poderiam entrar na categoria como Wyatt Earp e Doc Holliday. O paralelo de Fonda com Widmark nos dá muito o que pensar, cheio de símbolos. E conhecendo a vida pessoal de Dmytryk fica claro que o personagem de Widmark representa o diretor (não é apenas nesse filme que um personagem se volta contra irmãos ou amigos / grupo). A relação de Fonda com uma das mulheres é reprisada em Era Uma Vez No Oeste entre Bronson e Cardinalle (ou podemos voltar à Rastros De Ódio que tocava levemente neste assunto). Grande final.

Caçado (comentários em aúdio) ***1/2 - vem legendado no dvd e é William Friedkin detalhando muita coisa boa sobre o filme. A parte do cinema é ótima, só dá um escorregão uma hora quando dá de falar sobre exército e polícia no lado pessoal.

Era Uma Vez No Oeste (comentários em aúdio) **** - muito bons os comentários realizados por várias pessoas mas em especial por Christopher Frayling e Sheldon Hall. Frayling é especialista e escreveu a biografia de Sergio Leone (Something To Do With Death). John Milius, John Carpenter, Bernardo Bertolucci, Alex Cox e Claudia Cardinalle têm pequenas participações e pouco interessantes. O aúdio do Frayling é tão bom que o final (já magnífico) do filme adquire força ainda maior pelo que ele fala (com timing perfeito). Também é legendado no dvd.

posted by RENATO DOHO 2:36 PM
. . .
Comments:


. . .