RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

domingo, abril 11, 2004
+ Pesquisa Literária 2004 (1)

algumas listas que recebi este fim de semana (no aguardo de outras solicitadas).

>>>>>>>>>>>>>>>

5 livros lidos recentemente, que calham de ser os últimos melhores que li.

Hollywood - Charles Bukowski

Edição da L&PM pocket, tradução boazinha, mas com alguns pecadilhos, do Marcos Santarrita. Henry Chinaski às voltas com o mundo de Hollywood quando um diretor picareta pede que ele escreva um roteiro autobiográfico para cinema. O filme romanceia as aventuras que o próprio Buk viveu ao escrever o roteiro de "Barfly", estrelado por Mickey Rourke e Faye Dunaway. Engraçadíssimo, o livro faz um painel impiedoso e sarcástico do mundo do cinema, ironizando diretores conhecidos, produtores, atores e atrizes que o alter-ego de Bukowski, Henry Chinaski, vai encontrando na medida em que encara a roubada de escrever o tal roteiro.

O Pavão Desiludido - José Carlos De Oliveira

José Carlos Oliveira, ou Carlinhos Oliveira, foi um dos mais prolíficos cronistas das décadas de 60/70. Escreveu regularmente para o Jornal do Brasil, na época em que o jornal estava no auge. Lançou várias coletâneas de crônicas (como A Revolução Das Bonecas, que estou lendo no momento) e alguns romances. Entre eles, esse O Pavão Desiludido, reminiscências da infância sofrida e pobre em Vitória. Órfão do pai ainda criança, o menino José Carlos De Oliveira se vê às voltas com uma mãe castradora e a inquietude e voracidade intelectual que o levaria a abandonar, com 16 anos, a cidadezinha provinciana para tentar a sorte no Rio. Um livro forte e movido pelo rancor, como toda a prosa de Carlinhos.

Viajante Solitário - Jack Kerouac

Simpática edição lisboeta, da Minerva. Este livro de Kerouac é um diário de viagem do escritor beat. Passando pelas ferrovias que cruzam a imensidão dos EUA, pelo exótico México onde fuma maconha e ópio com os índios e tem epifanias nas igrejas locais, depois Marrocos com William Burroughs, França e Inglaterra, Kerouac conta também sua experiência de isolamento total "como vigia de incêndios na Floresta Nacional de Monte Baker, nas High Cascades do Grande Noroeste". Um belo livro de um escritor que, como Thoreau, buscou o individualismo em detrimento da subserviência às leias e às convenções, e que dizia: "não sou realmente "beat", mas, sim, estranho, solitário e doido católico místico".

O Demônio Do Meio-Dia - Andrew Solomon

Tour de force que se pretende um atlas da depressão do escritor Andrew Solomon ("A Stone Boat") . Partindo de sua experiência própria com a depressão (o autor teve três episódios depressivos graves) Solomon analisa a depressão historicamente, esquadrinhando os tipos de depressão, os tratamentos disponíveis e a evolução da doença no mundo contemporâneo. Tomando exemplos da literatura, como os livros de Virginia Wolff e os poemas de Emily Dickinson, este é um livro abrangente e muito bem escrito. Solomon também entrevistas pessoas de diversas classes sociais e ocupações, dando um panorama rico de como a doença afeta indivíduos diferentes de formas diferentes.

Ovelhas Negras - Caio Fernando Abreu

Coletânea de contos de Caio Fernando Abreu, lançada em 1995, um ano antes de sua morte. A peculiaridade deste livro está no fato de ele ser uma coleção de "ovelhas negras", contos que o autor nunca havia publicado por achar que não mereciam entrar nos livros "oficiais", ou porque tratam-se de relíquias como a novelinha que ele escreveu aos 16 anos para um concurso de romances de colégio, ou o primeiro conto, publicado na revista Cláudia, ao 19 anos. Os melhores momentos ficam por conta dos diários do exílio em Londres, e dos contos da última fase -- mais madura -- do escritor.

Lendo no momento:

A Revolução Das Bonecas, José Carlos Oliveira
Órfão Da Tempestade, Jason Tércio
The Crimes Of Love, Marquis De Sade

Fabiano Morais
(de nenhuma lista ou blog, mas amigo pessoal)

>>>>>>>>>>>>>>>

Os últimos cinco:

Práxis Do Cinema - Noel Bürch
O Anticinema De Yasujiro Ozu - Kiju Yoshida
Matéria E Memória - Heri Bergson
O Virtual E O Hipertextual - André Parente
Conversações - Gilles Deleuze

Os últimos que mais gostei: da lista de cima, tira o do André Parente e coloca A Filosofia Da Caixa Preta, do Vilém Flusser.

Paulo Ricardo De Almeida

Marcadores: ,



posted by RENATO DOHO 8:06 PM
. . .
Comments:


. . .