RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quarta-feira, abril 28, 2004
+ Pesquisa Literária 2004 (4)

Aí vão minhas escolhas. Muito legal essa sua pesquisa. Valeu por ter me incluído!

Os 5 últimos:

Fúria Cega (John Saul) - Foi indicado pela dona da locadora de livros da qual sou sócio. Ela viu meu interesse por Stephen King e me indicou este autor, que também é de terror, embora nesta obra seja bem mais contido que King, mas com uma trama interessante sobre o fantasma de uma menina cega que atormenta os moradores de uma cidadezinha perto de Boston por várias gerações. Abusa um pouco de clichês, mas tem seu charme.

Tudo Por Um Popstar (Thalita Rebouças) - Esse é da minha querida amiga que está deslanchando agora na Rocco com seus livros dirigidos ao público infanto-juvenil. Thalita tem um super talento para falar de igual pra igual com essa galerinha. Nessa história, ela conta a aventura de três meninas de Resende (interior do Rio) que vão até a capital para ver o show do grupo dos seus sonhos, uma versão satírica das boy bands. Diversão garantida.

Blecaute (Marcelo Rubens Paiva) - Em vez de conhecer o autor na adolescência, como muitos da minha geração, fui descobrir sua obra agora, começando pelo clássico Feliz Ano Velho, em seguida lendo este. Como o próprio Marcelo diz, é inspirado num episódio de Além Da Imaginação e conta uma história fantástica sobre todas as pessoas terem ficado paralisadas enquanto um grupo explorava uma caverna. O cenário e o mistério da trama são muito interessantes, assim como a ambientação de uma São Paulo deserta.

Feliz Ano Velho (Marcelo Rubens Paiva) - Fica difícil falar desse livro quando tantos já falaram, mas é o relato emocionante do seu acidente num mergulho bobo e como sua vida mudou depois disso. O mais interessante é que não se trata de lição de moral nem é para termos pena do autor. É apenas uma biografia, com diversas aventuras e até política, já que o pai do autor foi morto na ditadura.

Tripulação De Esqueletos (Stephen King) - O que dizer do mestre do suspense? Aqui são reunidos vários contos, publicados em diversas épocas e revistas. O primeiro "O Nevoeiro" tem fôlego de romance e conta a história de várias pessoas presas num supermercado quando um nevoeiro que traz de volta animais pré-históricos circunda uma cidade. Daí em diante, um carrossel de emoções. Um dos mais famosos é o conto "A Balsa", adaptado ao cinema no filme Creepshow 2.

Os 5 que mais gostei:

Crossroads (Michael Schumacher) - Biografia do mestre do blues Eric Clapton. Conta desde sua infância difícil, passando pelas barras-pesadas das drogas (foi viciado em heroína), a paixão pela mulher de George Harrison (que inspirou a música Layla) e a morte do filho Connor, que caiu de uma janela e inspirou a música Tears In Heaven. A vida de Clapton é riquíssima para ser contada em livro, o que o autor faz muito bem.

O Vampiro Lestat (Anne Rice) - A autora colocou o personagem do vampiro num nível nunca levado depois que Bram Stoker publicou o definitivo Drácula. Mas Rice foi além, dando questionamentos filosóficos e uma aura de charme aos vampiros. Segundo volume das Crônicas Vampirescas, este livro conta a aventura de Lestat como cantor de rock e é onde mais aprendemos sobre sua personalidade, que é fascinante.

Misery (Stephen King) - O mestre do suspense e meu autor favorito conta uma história das melhores, que foi ao cinema com James Caan e Kathy Bates nos papéis principais. Um autor sofre um acidente de carro em local ermo, castigado pela neve, e é salvo da morte por sua fã número um, uma enfermeira. O azar é que ela não quer que ninguém saiba que ele está vivo e muito menos que ele vá embora. Corra e leia!

O Iluminado (Stephen King) - É a história de um menino paranormal, filho de um homem contratado para tomar conta do Hotel Overlook (um dos personagens mais assustadores do gênero de terror, não, o personagem que falo não é o homem, mas o hotel!). Como foi cenário de muitas histórias sórdidas, não faltam fantasmas no Overlook, e quem sofre é o menino. E, para piorar, o hotel fica isolado no inverno. A adaptação de Stanley Kubrick é antológica, com Jack Nicholson em um de seus melhores papéis. King não gostou, tanto que fez sua própria versão em uma série para a TV. Dá pra entender?

O Menino Maluquinho (Ziraldo) - Esse livro marcou minha infância e deve ter sido um dos responsáveis pelo meu gosto pela leitura. É a história de um dos personagens mais famosos do cartunista com um pouco de humor, melancolia e graça. E boas ilustrações! :)

Carlos A. M. Silva

Marcadores: ,



posted by RENATO DOHO 1:50 AM
. . .
Comments:


. . .