RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quinta-feira, abril 08, 2004
Pesquisa Literária 2004

Tenho o costume de sempre perguntar para amigos o que andam lendo e também a curiosidade de saber o que outros lêem, sejam desconhecidos ou famosos (por isso acho legal a seção da Veja ou de outros veículos que divulgam o que cada personalidade anda lendo). Serve ao mesmo tempo para ter uma noção de como a leitura está no geral, quais os assuntos ou autores do momento e para conhecer livros e autores que de outra forma passariam despercebidos por mim. É muito mais fácil estar por dentro do que anda rolando em cinema e música em vários lugares, enquanto a literatura fica restrita aos mais vendidos da semana e poucas matérias nos jornais e revistas (imagine então na tv).

Esse ano quis ampliar o número de pesquisados adicionando pessoas de blogs que visito e personalidades variadas (na esperança que alguns respondessem) aos já tradicionais amigos, conhecidos e parentes.

Para minha alegria muitos se dispuseram a responder as simples perguntas: quais os 5 livros mais recentes que leu e quais os últimos 5 bons livros que leu. Isso mostra um pouco de como cada um é, tanto no que lêem quanto na iniciativa de darem atenção à pesquisa e responderem, compartilhando seu conhecimento com outros.

A pesquisa não terminou. Enviei para muita gente e aguardo resposta, mas começo publicando as que recebi até agora para não dar um post enorme. Conforme for recebendo mais respostas estarei colocando aqui no blog.

Tentei formatar as listas para um padrão mais fácil de leitura, corrigindo algumas coisas e acrescentando dados. Também quando possível coloco de onde a pessoa é, se de uma lista, um blog, um site, um amigo, etcs. Coloquei até respostas que não listavam livros, mas mostravam boa vontade em responder à pesquisa. Está mais ou menos na ordem que fui recebendo.

Boa leitura!

>>>>>>>>>>>>>>>

5 últimos livros lidos:

A Viúva Simões - Júlia Lopes De Almeida
Madame Bovary - Gustave Flaubert
Passion Et Vertue - Gustave Flaubert
Naturalismo No Brasil - Nélson Sodré
O Primo Basílio - Eça De Queirós

Bruno Moreto

>>>>>>>>>>>>>>>

desde que resolvi mudar a loja, foi impossível ler qualquer coisa que não fosse a Contracampo, os blogs amigos, e algumas reportagens de cinema e música que rolam por aí. nem jornal diariamente eu leio. vergonha. Os últimos que eu lembro de ter lido (todos antes de outubro de 2003) foram Morte Em Veneza com Tonio Kröeger do Thomas Mann (geniais ambos no mesmo livro), O Livro Do Desassossego (Fernando Pessoa), No País Das Últimas Coisas, do Paul Auster, e alguns de cinema que eu mais consultei do que li.

Não sei se eu seria uma pessoa a ser levada a sério por sua pesquisa. E o pior é que me envergonho muito disso. Sempre gostei de ler, mas com essa falta de tempo por causa da loja acabei me indisciplinando com as leituras.

ah... teve a tese da minha namorada, mas aí acho que não conta, né?

Sérgio Alpendre

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Tá aí meu caro:

Santuário - William Faulkner
A Sangue Frio - Truman Capote
Por Um Cinema Sem Limites - Rogério Sganzerla
O Casamento Entre O Céu E O Inferno - Willliam Blake
Hitchcock / Truffaut - François Truffaut

Francis Vogner Dos Reis

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Segue aqui as duas listinhas.

5 últimos lidos:

Numa Fria - Charles Bukowski
Fabulário Geral Do Delírio Cotidiano - Charles Bukowski
Senhas - Jean Baudrillard
Os Pássaros - Camille Paglia
Stupid White Men - Michael Moore

Últimos 5 bons livros lidos (esses aqui vão com comentários):

Numa Fria e Fabulário Geral Do Delírio Cotidiano, de Charles Bukowski - Do "velho safado" só tinha lido o "Hollywood", e adorado, mas nada poderia me preparar para a viagem (etílica, lógico) que esses dois exemplares proporcionam. Ambos são coletâneas de contos, o primeiro é um amontoado de histórias onde os protagonistas - sempre figuras auto-biográficas - acabam se dando mal (daí o nome). Muitos desses contos são protagonizados por Henry Chinaski, o protagonista do filme "Barfly" (escrito pelo Bukowski e também um de meus prediletos). O segundo, e bem superior, é um amontoado de contos mais melancólicos, um panorama na vida triste e solitária que o Bukowski levava. Tanto que muitos dos contos são "protagonizados" pelo velhinho bêbado em pessoa. Beberrões tendêm a se identificarem bastante com os contos. Mas pode ler que não dá ressaca nenhuma. Um brinde à isso!

Stupid White Men, de Michael Moore - É necessário dizer que muito do que se critica nos livros de Michael Moore se aplica apenas à cultura estado-unidense, mas mesmo assim é difícil resistir ao charme e o modo em que ele expõe dados que denunciam falcatruas e hipocrisias daquele país idiota. Apesar do pouco (aliás, nenhum) alarde - o que é de se estranhar, devido ao sucesso do livro -, já chegou às livrarias "Cara, Cadê Meu País?".

All I Need To Know About Filmmaking I Learned From The Toxic Avenger, de Lloyd Kaufman e James Gunn - Na lata, não li aquele livro do Robert Rodriguez (que deve ser na mesma linha, mas sem o humor retardado mental), mas duvido que exista um livro de cinema mais legal e informativo que esse. O livro conta a história dos estúdios Troma, um dos maiores estúdios de comédias gore (trash não!!!!) e outras bizarrices. O tema é bem legal e o livro flui que é uma beleza, 300 páginas que vão voando. E o melhor de tudo: você vai ficar até com vergonha de ler isso em público, porque você vai ficar o tempo todo rindo (é sério).

Eaten Alive - Itallian Cannibal And Zombie Movies, de Jay Slater - MA-RA-VI-LHO-SO livro com um monte de textos (um inclusive do Lloyd kauffman, autor do "All I Need..." e imagens lindas sobre dois de meus ciclos cinematográficos favoritos: o de zumbis e de canibais italianos. Não recomendável para pessoas que acham que o cinema deve viver apenas de "arte sensível", o livro é um guia definitivo sobre os filmes carniceiros feitos em terras carcamanas.

Diogenes L. Cesar

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Por motivos óbvios, tenho dedicado minhas poucas horas de leitura a obras como O Livro Do Bebê (Rinaldo Delamare), Bebê A Bordo (Flávio Garcia De Oliveira) e Quem Ama, Educa (Içami Tiba). Todos muito bons. O primeiro é o grande clássico do gênero, um verdadeiro manual de instruções. O segundo é um passo-a-passo bem humorado da gravidez.

Fora esses, algumas dicas:

O Capitão De Longo Curso (Jorge Amado) - biografia do "célebre" homem do mar, Capitão Vasco Moscoso De Aragão, cujos lendários feitos não possuem uma fronteira muito bem definida entre verdade e ficção. Leitura rápida e divertida, mostrando como uma mentira toma proporções gigantescas ao longo do tempo.

Gai Jin Vol.1 (James Clavell) - relato da expansão da Casa Nobre, companhia mercantil de Hong Kong, no Japão feudal. Dezenas de personagens, todos com agendas secretas que se entrelaçam, conflito entre culturas, antepassados que "assombram" psicologicamente seus descendentes e muitas pontas soltas. Como todos os livros do James Clavell. Vou ler o segundo quando der.

Um Cântico Para Leibowitz (Walter M. Miller, Jr.) - ótimo livro de ficção científica. Em uma era de obscurantismo tecnológico e religioso, um monge da ordem de Leibowitz encontra uma câmara secreta que vai revelar muita coisa sobre o passado recente da humanidade. Se contar mais, estraga.

Babyhood (Paul Reiser) - o ator de Mad About You relata de forma irônica suas experiências com o primeiro filho.

Tablóide Americano (James Ellroy) - no mesmo estilo de L.A. Confidential, mistura policiais corruptos, tráfico de drogas e personagens reais, em meio à crise dos mísseis de Cuba e o assassinato de JFK. Interessante para quem curte o estilo.

Por enquanto é isso.

Gustavo Albuquerque
Houston - EUA
(da lista Cinefelia)

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Cara, tenho um problema sério com livros: nunca os termino de ler. Minhas últimas tentativas (inconcluídas, para variar) foram O Canto Dos Malditos e Voivode - Estudos Sobre Vampiros. Acho que o último livro não-técnico que consegui ler até o final (já faz anos) foi O Retrato De Dorian Gray...

Espero que você adicione ao foco de sua pesquisa, a mesma pergunta em relação a filmes: nesse caso, eu poderia participar ;)

Fábio S. Ribeiro
(da lista Canibal Holocausto)

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Os livros que estou lendo:

O Ano Da Morte De Ricardo Reis - José Saramago
Easy Riders, Raging Bulls (edição de amostra grátis com os 4 primeiros capítulos) - Peter Biskind
Afinal, Quem Faz Os Filmes - Peter Bogdanovich

Os 5 últimos que li, com cotações:

Sonhos De Bunker Hill - John Fante ****
A Mulher Que Escreveu A Bíblia - Moacir Scliar ****
Todos Os Nomes - José Saramago ****
O Inventor Da Solidão - Paul Auster ***
Se Um Viajante Numa Noite De Inverno - Ítalo Calvino ***

Livros empacados ou injustamente largados:

Livros De Sangue Vol. 5 - Clive Barker
O Rebelde - Osho
Deuses Americanos - Neil Gaiman

Ailton Monteiro

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Sobre o que tenho lido recentemente, eu tenho a dizer que só leio o que está me agradando; se não gosto, paro nas primeiras páginas. Tenho um tempo muito curto para ler todas as revistas e livros que compro pelo menos quatro vezes por semana. Acho que já contei aqui, que após a três pontes de safena e uma mamária no coração, minha diversão (e exercício obrigatório) é andar de dois à três quilometros por dia; desta prática, virei um "rato de sebo", pois visito regularmente duas vezes por semana, os sebos do Messias do centro da cidade (João Mendes, Quintino Bocaiúva e Brigadeiro). Estou assim, escolhendo livros diversos e formando a minha videoteca privada (ontem comprei três filmes ótimos de um diretor que ainda vai ser descoberto: Bobby Roth). Só a internet ocupa um quinto do meu dia, fácil. Livros eu leio três, às vezes quatro, ao mesmo tempo.

De qualquer maneira, especial para você, vou relacionar os meus cinco ou oito livros recentes.

Eu começaria escolhendo o último e imprescindível livro da professora de semiologia da PUC, Jerusa Pires Ferreira, Armadilhas Da Memória, da editora Ateliê. Esse livro está disponível na Livraria Boa Vista - Av. Brigadeiro Faria Lima, 2007 - SP. Jerusa é também autora de um livro antológico sobre São Cipriano, o santo bruxo, o santo Fausto.

O melhor livro que reli recentemente e um dos melhores da minha vida é O Ofício De Viver, de Cesare Pavese, que o maior escritor da Itália escreveu antes de se suicidar. Um dia após dar o livro como concluido, ele se matou. As últimas palavras: "Chega. Não escrevo mais.".

Outro livro barra pesadíssima e obrigatório, que li recentemente foi O Primeiro Inferno E Outros Poemas, do genial poeta Celso De Alencar, definido por Jorge Mautner como um descendente direto de Augusto Dos Anjos e João Cabral De Melo Neto. Celso De Alencar é autor dos deflagradores poemas "As Cento E Onze Picas" e "Não Despertes Piedade Em Mim". Uma amostra de sua poesia transgressora:

Minha mãe,
nós a matamos.
Demos-lhe adoença da mãe de Laforgue.
Tiramos-lhe a outra metade do coração.

Meu pai,
a ventania o prostrou
e enforcou-se na sua herança.


Li também, com extremo prazer e interesse, dois livros de poesia brasileira da melhor qualidade, editados pelo sempre brilhante Sergio Cohn, da Editora Azougue: A Sombra Do Leopardo, do poeta paulista Claudio Daniel (de quem me apropriei de duas frases poeticas para encerrar "Bens Confiscados") e Ser Inifinitas Palavras, do mineiro Afonso Henriques Neto, autor de poemas definitivos como:

clara
todo poder é bosta
medo injustiça terror
o poder torna o ser
triste canceroso menor
o poder
parece sempre vencer
quando na realidade, clara
até a morte teme, em nosso abraço,
o amor


Sobre cinema, os livros que li mais recentemente foram:

a) Nicholas Ray: An American Journey - Bernard Eisenschitz

b) Vento Norte - o obrigatório livro de história e análise, do professor Glênio Nicola Póvoas, sobre o "Limite" do cinema gaúcho, o filme "Vento Norte", de Salomão Scliar. A edição do livro, inclusive, é acompanhada por uma cópia em vídeo do filme restaurado. OBRIGATÓRIO!

c) E o livro de cinema da coleção Ilha Deserta, com textos essenciais de Inácio Araújo, Agnaldo Farias, Bernardo Carvalho e outros.

Por conta do meu futuro projeto de longa metragem "O Sol Vai Explodir", li de uma única arrancada o divertido livro: Conspirações - Tudo O Que Não Querem Que Você Saiba, de Edson Aran, o bem humorado e mais completo dos inventários atuais de conspirações mundiais.

Carlos Reichenbach

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Bem, os últimos 5 livros que eu li foram:

A Praia - Alex Garland: Na verdade reli. Eu acho um verdadeiro clássico da literatura moderna. Uma atualização da história de Sierra Madre, mas tratando o bem material como a própria casa, no caso, uma praia paradisíaca inexplorada pelo homem (fora um pequeno grupo de turistas que ali moram) E o que eles são capazes de fazer para manter seu paraíso.

O Lobo Da Estepe de Hermann Hesse: Achei fascinante. Um Buñuel em livro. Uma tiração de sarro com a burguesia mas nada gratuita e com bastante informação. O "estranho" parece um personagem que reflete o escritor mais do que ele se diz ser na obra.

Os Cem Filmes De Barry Norman - Barry Norman: Esse livro é inglês e relata a lista de filmes do crítico Norman. É muito interessante porque o livro fala mesmo sobre a lista do cara como se fosse história e porque escolheu cada um. Sem falar dos outros filmes em que ele cita dando menções honrosas.

As Mentiras Que Os Homens Contam - Luis Fernando Verissimo: Hilários contos sobre as dificuldades de ser homem na sociedade. Tratado de forma bastante simples e engraçada, com algumas pitadas de sentimentalismo, o Verissimo chega a um dos seus melhores contos.

A Enciclopédia Da Máfia - Carl Sifakis: Também em inglês, é o relato intímo dos maiores mafiosos da história e todos os crimes que eles já cometeram. Fala desde o nascimento deles, até a data de suas mortes (ou para os que vivem ainda, onde estão e o que fazem).

É isso.

Daniel (The Walrus)

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

antes tarde, só li Pergunte Ao Pó ano passado e adorei. É sensacional. Tanto que estou lendo agora Espere A Primavera, Bandini, do mesmo autor, John Fante, com o mesmo personagem. E tá saindo agora no Brasil uma nova edição do Guia Do Mochileiro Das Galáxias, do Douglas Adams. Outro que nunca li, mas já estou com ele na mão, é o Apanhador No Campo De Centeio quando eu era pós-teen lia muito os pensadores, tipo Nietzsche, Rimbaud, sabe como é, tava na minha fase dark )) são os que lembro...

Tom Leão

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Bom, eu resolvi participar dessa sua pesquisa porque eu adoro ler. Vi seu "anúncio" no blog do BJ. Eu leio um livro por semana. Os últimos 5 foram:

O Sócio - John Grisham (acabei hoje)
Morte No Nilo - Agatha Christie
O Décimo Primeiro Mandamento - Jeffrey Archer
Juízo Final - Sidney Sheldon
O Triste Fim De Policarpo Quaresma - Lima Barreto (para a escola)

O que mais gostei foi o do Sidney Sheldon. É meu autor favorito. Deu pra ver que eu gosto de suspense. Por mim eu nunca leria Lima Barreto, mas até que gostei.

É isso, valeu.

Thamy Dalethese

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

As leituras pra faculdade ocupam quase todo o meu tempo. Eu sou meio relapso com outros tipos de leituras e tenho organizado mal o meu tempo. Os ultimos 5 livros que eu li foram esses:

História E Verdade - Adam Schaff
O Antigo Regime E A Revolução - Alexis De Tocqueville
O Negócio Do Brasil - Evaldo Cabral De Melo
A Ética Protestante E O Espirito Do Capitalismo - Max Weber
Maquiavel - Quentin Skinner

No momento eu estou lendo O Estrangeiro do Albert Camus que eu comprei num sebo a pouco tempo por 5 reais. Também estou pra começar umas três partes que faltam de um outro livro do Skinner As Fundações Do Pensamento Politico Moderno. Espero ler isso antes da semana que vem quando minhas aulas recomeçam porque depois fica difícil pra ler coisas por fora.

Leandro José

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Interessante a idéia. Bem eu não sou de ler muito livros, por isso os últimos que eu li acabam sendo os melhores também, até porque eu sou bastante seletivo ;-)

Tuareg - Alberto Vázquez-Figueroa (****)

Muito bom esse livro, adorei! Conta a história de um homem que é tipo um "índio" do deserto. Que tem um de seus códigos de honra quebrados por forasteiros e logo então parte pra "vingança". É uma aventura muito boa no sentido que é mais tática e inteligente do que do estilo Rambo por exemplo. O Tuareg é bastante inteligente e também é bem interessante conhecer a cultura desse povo que existiu/existe de verdade nos países árabes. Recomendo pra todos que gostam de livros de aventura.

I Am Legend - Richard Matheson (li em inglês mesmo, não sei o título em português)

Gostei bastante do livro. Ele narra a história do último homem em um mundo que foi dominado por vampiros. O que eu mais gostei é que não é um livro cheio de fantasias. O sobrevivente não é um Rambo, é um sujeito normal que fica depressivo pela solidão. Tenta dar explicações racionais/científicas pro "vampirismo" muito legais também. Recomendo (****)

Alta Fidelidade - Nick Hornby (****)

Esse deve ser lido por todos amantes de música, principalmente fãs do Bruce Springsteen. O filme baseado no livro é muito bom também e acredito que todos devem ter assistido.

Um Grande Garoto - Nick Hornby (****)

Muito bom também no mesmo estilo de humor de Alta Fidelidade, algo óbvio já que é o mesmo autor. Filme excelente também.

A Dança Da Morte - Stephen King (****)

Depois que li I Am Legend eu vejo que King foi extremamente influenciado pelo mesmo. Essa história ao invés de vampiros, um vírus mata quase toda a população da Terra (algo em torno de 99,6%) e conta a história dos sobreviventes tentando reconstruir a civilização. É um livro bem longo, em torno de 800 páginas mas eu adorei quando li. Li em uma semana!

O Jogo Do Exterminador - Orson Scott Card (****)

Apesar do título horrível em português esse livro é muito bom. Um verdadeiro clássico da literatura juvenil. Conta a história de um menino de uns 6-8 anos superdotado geneticamente pelo governo que é levado pra ser treinado no exército pois a Terra está em guerra com uma raça alienígena. Não é um livro de aventura ou ação. Ele foca mais no lado psicológico do personagem e no seu treinamento. Na época que eu li o livro eu andava meio triste e fiquei bastante comovido com a história. Recomendo também!

Eu li alguns outros livros durante esse tempo mas eles não me marcaram ou foram largados pela metade. Nenhum famoso. Com exceção do Senhor Dos Anéis que eu achei a narrativa muito lenta e por isso larguei pela metade, acredito que ter visto os filmes antes acabou por tirar a graça do livro.

Killer Joe
(da lista The Ties That Bind)

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

eu leio muito e com freqüência mas também em inglês, eles valem?

os mais recentes:

'Tis Herself: A Memoir - Maureen O'Hara
Amestrando Orgasmos - Ruy Castro
O Gordini Mal Assombrado - Sérgio Quintanilha e Isabel Reis
O Dia Em Que Matei Meu Pai - Mário Sabino
A Música Do Cinema - João Máximo

Maureen e Música estariam entre os cinco que gostei.

Biografias de Irene Ravache, Anselmo Duarte e Ruth De Souza (lançados agora pela Editora Imprensa Oficial Do Estado, li os originais).

Rubens Ewald Filho

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

lá vai!

5 livros recentemente lidos:

1. A Divina Comédia - Dante (ainda lendo)
2. Malu De Bicicleta - Marcelo Rubens Paiva
3. Clube Da Luta - Chuck Palahniuk
4. Minority Report - Philip K. Dick
5. O Retorno Do Rei - J.R.R. Tolkien

5 últimos que mais gostou:

1. O Retorno Do Rei
2. Clube Da Luta
3. Minority Report
4. Como Ser Legal - Nick Hornby
5. Malu De Bicicleta

Renato Thibes

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Recebi um comentário no meu blog pedindo para que eu respondesse uma pesquisa sobre livros, então aqui está! =)

Do mais recente ao menos recente:

Vittorio, O Vampiro - Anne Rice
Pandora - Anne Rice
História Do Ladrão De Corpos - Anne Rice
Artemis Fowl, O Código Eterno - Eoin Colfer
Memnoch - Anne Rice

Eu gostei muito de todos estes, mas os meus livros favoritos em geral são os que tratam de vampiros (da lista, apenas o "Artemis Fowl" não se encaixa nesse tema) e, dentre eles, todos os das Crônicas Vampirescas (Anne Rice) me agradam mais!

Obrigada pelo seu interesse e espero ter sido útil!

Ana Carolina Elias Pedretti

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Últimos livros que tive oportunidade de ler:

Demian - Hermann Hesse (em progresso)

Antes foram os seguintes:

1933 Foi Um Ano Ruim - John Fante
Tiros Na Noite - Dashiell Hammett
Direito Constitucional Comparado: Introdução, Teoria E Metodologia - Ivo Dantas
Truffaut / Hitchcock - François Truffaut
Breve Romance De Sonho - Arthur Schnitzler

Pablo Mochel
(da lista Cinefelia)

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Gostei muito da idéia! Principalmente por trabalhar lendo muito (faço doutorado em sociologia na Unicamp e sou professor de história, então já viu!) sempre procuro balancear meu tempo com alguma literatura. Aqui vai:

Uma Criatura Dócil - fabuloso pequeno livro de Dostoiévski, leitura para uma tarde. História da relação entre um homem mais velho e sua jovem esposa, só que narrada de dentro da cabeça deste homem, com todas as confusões que caracterizam a nossa forma de pensar, com idas e vindas, esquecimentos e lembranças. Pode parecer pouco, mas o resultado é um dos mais belos livros que já li.

Os Trabalhadores Do Mar - obra-prima de Victor Hugo e também uma linda e empolgante história, sobre um homem, um amor improvável e a vitória sobre o mar (a própria natureza). Um livro do período romântico da literatura, mas que ajuda a entender muito o sucesso do gênero.

Drácula - Bram Stoker. Nem preciso falar mais nada. É diferente do filme.

A Metamorfose - Kafka pode ser perturbador, mas nesta história que também se lê em uma tarde ele mergulha na transformação de um homem e de sua família, nos levando a refletir sobre a vida em nossa sociedade e as relações "humanas".

Crime E Castigo - estou em uma fase de leituras russas. Outra obra máxima de Dostoiévski, entrando na mente perturbada de um assassino.

Boas leituras!

Vitor BM
(da lista The Ties That Bind)

Marcadores: ,



posted by RENATO DOHO 10:51 PM
. . .
Comments:


. . .