RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

terça-feira, junho 08, 2004
Ensaio De Um Crime (Ensayo De Un Crimen)

Ótimo filme da fase mexicana de Luis Buñuel. Mesmo comportado Buñuel coloca aqui e ali ótimas idéias sobre o desejo e a normalidade. O sonho se faz presença constante. Melhor não falar muito do que se trata para quem não viu; o mote do filme, por exemplo, é ótimo, mas se comentado estraga o final. Belas mulheres escolhidas, cada uma peculiarmente representando os tipos que fascinam Buñuel (e o protagonista).

No Silêncio De Uma Cidade (While The City Sleeps)

Filme de Fritz Lang que retoma o tema do assassino sexual de M, só que aqui em outro tipo de registro. Uma disputa na redação de um jornal faz com que haja uma corrida à procura do criminoso que anda atacando mulheres pela cidade. Bom elenco e boas sacadas, mas no geral o filme é apenas bom, corretamente conduzido.

Suplício De Uma Alma (Beyond A Reasonable Doubt)

Outro filme apenas bem realizado por Fritz Lang. Aqui a trama faz lembrar o recente filme de Alan Parker, A Vida De David Gale, falando da pena de morte. A história, vista hoje, é previsível, só que seu final é ambíguo se considerarmos a opinião de Lang ser contra a pena de morte (no de Parker há um ataque mais forte ao final, enquanto em Lang parece justificar por vias tortas o ato). Dana Andrews foi o ator principal deste e do anterior, realizados no mesmo ano. Se a construção de tomadas e cenários é interessante, além de ter um protagonista curioso no que diz respeito a certas prioridades, no geral o filme me soou envelhecido. Último filme americano de Lang, considerado por uns o seu pior e por outros (franceses, quem mais?) o melhor noir feito. Pra mim nem 8 ou 80. Há um bom texto que dá uma geral nos filmes de Lang
aqui.

Curiosidade: na lista de 10 melhores de 1957 da Cahiers Du Cinema Suplício ficou em nono lugar e o de Buñuel em quinto.

Kite

Anime quase sendo um hentai (por ter cenas de sexo) com muita violência e ação, só que curto (50 minutos). A animação não é de grande qualidade gráfica (mas há bom uso de cores), o que chama atenção mesmo é a perversa história de vingança misturada com ação vertiginosa (e exagerada) e distúrbios sexuais (pedofilia em destaque). O final é intrigante pois é bem misterioso, podemos pensar em vários finais após o final oficial. Poderia ser mais longo para desenvolver mais os personagens e ter pelo menos mais uma grande seqüência de ação.



posted by RENATO DOHO 11:28 AM
. . .
Comments:


. . .