RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quinta-feira, agosto 19, 2004
Uma Rapsódia Americana (An American Rhapsody)



Casal húngaro foge de seu país para os EUA na época do comunismo dos anos 50, mas a filha menor (um bebê ainda) fica para atrás, é criada por outros pais e aos 6 anos vai de encontro com os pais verdadeiros nos EUA. Ela cresce e se debate com a mãe que a prende em casa e uma saudade de sua terra natal. Até que ela vai, ainda adolescente, para Budapeste reencontrar suas raízes. Pronto, a história é essa.

O filme é baseado na vida da diretora, Éva Gárdos, e temos Nastassja Kinski como a mãe e Scarlett Johansson como a filha, já adolescente. Scarlett está ótima, mesmo que apareça da metade pro fim e as resoluções de seu personagem sejam simples demais. Só aquele olhar dela diz muito da saudade de algo, de estar deslocada do mundo (coisa que todo cineasta vem trabalhando isso nela). O filme poderia ser mais longo, ou quem sabe uma minissérie para dar conta dos conflitos da personagem de Scarlett e da mãe, assim como de ambos os pais. Vê-se que é um filme bem pessoal, mas que teve que ser bem simplificado. A metade inicial é melhor trabalhada que a metade final, mesmo que na final entre Scarlett.

Há um pouco a defesa da América livre e da crítica ao comunismo, pelo contraste dos países, mas não sei se sutilmente há uma ironia com os EUA já que a garota chegando na América adquire os hábitos "saudáveis" de comer hamburguer na janta, tomar coca cola, ver tv, mascar chiclete, fazer compras (e fumar e beber quando jovem)... melhor estava ela lá no campo húngaro, com as coisas mais simples, pais mais presentes (o pai dos EUA tem que trabalhar toda hora), preferência à leitura, melhor comida...

A parte com a Scarlett daria até outro filme, menos sobre o passado histórico e mais sobre adolescentes de auto descobrindo numa viagem ao estrangeiro.

Nota: Emmy Rossum aparece brevemente numa cena com Scarlett, como seria bom se essas duas jovens atrizes pudessem contracenar mais.


posted by RENATO DOHO 5:01 AM
. . .
Comments:


. . .