RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quarta-feira, setembro 22, 2004
Garganta Do Diabo (Cold Creek Manor)

Mike Figgis, Dennis Quaid, Sharon Stone, Stephen Dorff, Kristen Stewart (gosto desta garota) e Juliette Lewis. O trailer vende algo que o filme não é (casa mal assombrada), é mais suspense psicológico. Mesmo assim não é nada memorável e a parte final é bem clichêzona. Dá um bom Supercine.

A Sereia Do Mississipi (La Sirène Du Mississipi)

François Truffaut no seu mais criticado filme (acusado de ser mais comercial, usando grandes estrelas - Jean-Paul Belmondo e Catherine Deneuve, e várias locações). É um bom filme, com trama que se já não era comum na época virou clichê posteriormente, que não chega a entusiarmar. Tem algo de Hitchcock em várias situações. Truffaut dizia que era o primeiro filme dele que realmente tratava de um casal, sem um terceiro elemento. O filme é dedicado à Jean Renoir. Há uma rápida cena em que Deneuve desnuda os seios... ah maravilha!

Crimes De Um Detetive (The Singing Detective)

Ótimo filme de Keith Gordon adaptando (como sempre fez em seus filmes anteriores) histórias de Dennis Potter (mais famoso na Inglaterra). Robert Downey, Jr. está excelente, além de termos boas performances de Robin Wright Penn, Mel Gibson (quase irreconhecível), Katie Holmes, Jeremy Northam, Adrien Brody, Carla Gugino e outros. É uma mistura de drama com film noir e musicais, no fundo sendo a retomada de consciência de um escritor que está no hospital devido à um grave problema de pele. Então há a mistura de suas criações (ele é escritor de romances policiais baratos), seu passado e sua imaginação. A mistura não é para todo tipo de público, mas quem embarcar só tem a ganhar. Vários temas são discutidos, os que mais me interessaram foram da criação artística relacionada com a vida pessoal (seja presente, com a esposa ou do passado, com a mãe). Gordon continua com um estilo que aqui e ali lembram Kubrick e De Palma, incluindo citações (concientes ou não). A fotografia é maravilhosa, trabalhando muito bem os vários níveis do filme. No dvd os comentários em aúdio dele estão legendados e valem ser vistos, ele comenta de forma muito clara vários aspectos do filme (que teve orçamento bem reduzido).


posted by RENATO DOHO 3:20 AM
. . .
Comments:


. . .