RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

domingo, dezembro 12, 2004
Line OF Fire

Infelizmente esta semana foi exibido o último episódio dessa série que durou 13 capítulos. A criação foi de Rod Lurie, cineasta que realizou Minutos Extremos, A Conspiração e A Última Fortaleza, todos ótimos. Parece que o seriado se originou de um piloto fracassado que Lurie escreveu que resultou no telefilme A Capital Do Poder onde uma jovem idealista começa a trabalhar em Washington para um senador e depois de saber seus jogos de poder se rebela e tenta ela mesma concorrer ao cargo. O telefilme é bom e tinha potencial para uma belo seriado político, o final é até frustrante pois dá vontade de saber o que viria pela frente. Mas, se o cancelamento deste piloto causou a criação de Line Of Fire então pelo menos a troca foi boa. Leslie Bibb fazia a jovem e David Paymer o senador. Eles e mais outros atores foram aproveitados em Line Of Fire, desta vez girando em torno do FBI em Richmond querendo acabar com o império do mafioso local (Paymer). Além de Julie Ann Emery e Jeffrey D. Sams (de Capital Do Poder) os atores Anson Mount, Leslie Hope e Brian Goodman completam o elenco.

O paralelo entre as atividades da agência governamental e o sindicato do crime permeia os primeiros episódios e vai se diluindo nos outros, não ficando tão esquemático e coincidente demais.

Além de toda boa produção, direção, roteiro e interpretações o que mais se destacou foi a escolha de ótimas atrizes para as agentes federais. Hope como a chefe, Bibb e Emery como as agentes ficaram tão bem nos papéis que seria um desperdício não serem chamadas em outros filmes ou seriados sobre o tema. Hope, com sua maturidade atraente, se mostrou uma líder, algo que nunca tinha desempenhado antes na carreira. Bibb passou de atriz de seriados juvenis (Popular) para uma convincente agente novata, trabalhando o físico e intelecto (novamente algo inédito na sua carreira). Emery é uma revelação, já tinha chamado atenção na minissérie Taken, mas seu papel de agente veterana, casada e com filhos, foi tão bom que logo ela começou a fazer parte do imaginário de fãs por aí, sendo a escolha preferida para qualquer seriado ou filme que envolvesse o FBI (ou força policial). As três tiveram ótimas oportunidades de serem versáteis. Fiquei fã delas (Leslie Hope eu já conhecia e gostava, mas de outro modo) e espero vê-las em mais produções (se possível dentro do gênero policial).


Leslie Hope

Os episódios envolveram temas como o tráfico de imigrantes ilegais, terrorismo, prostituição, tráfico de drogas, corrupção policial, agentes infiltrados, e até um episódio homenagem ao filme Doze Homens E Uma Sentença. Mas no meio dos casos víamos a vida pessoal de ambas as facções, em como o trabalho influia na vida familiar (e em muitas das vezes os casos tinham relações diretas às vidas pessoais dos envolvidos, tanto agentes quanto criminosos).

Lurie dirigiu 7 episódios e se encarregou dos dois episódios finais (precoces) para tentar de alguma forma finalizar a história. O episódio duplo é muito bom e mesmo que não consiga dar um fecho esperado de fim de seriado, termina bem, dando a dica do que vai ocorrer no futuro.

Deste final as cenas marcantes são com Leslie Bibb. Uma impedindo um assassinato que poderia estar num filme, com ela jogando o carro em cima do matador (numa van), saindo atordoada do carro após a batida e o matando no chão. E outra uma briga com uma suspeita na cozinha de uma casa (a cena em si remete ao truque utilizado em O Silêncio Dos Inocentes da investigadora estando no lugar certo e a equipe no lugar errado).

Mas a atuação de Julie Ann Emery é a melhor, estando o personagem dela em plena crise após sua filha ser alvejada quando o alvo era ela. A culpa pelo estado da filha, a incomunicabilidade com o marido (devido ao seu trabalho no FBI que leva à situações assim), a decisão dos procedimentos cirúrgicos que oferecem altos riscos à vida de sua filha e apenas os informes que recebe da caça ao atirador a fazem ser a mais emocionalmente instável dos episódios. Seu choro final é palpável pelo mistura de sentimentos.


Leslie Bibb / Julie Ann Emery

A AXN deve começar a reprise do seriado esta semana, por isso, quem se interessar acompanhe todas as quartas às 21:00.


posted by RENATO DOHO 8:06 PM
. . .
Comments:


. . .