RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quarta-feira, dezembro 08, 2004
O Show Da Vida (The Jimmy Show)

Frank Whaley é um ator esquisito, nada mais natural que um filme escrito e dirigido por ele também o seja. Ele faz o papel de um comediante iniciante que não leva o menor jeito para a coisa, mas é a única coisa que o faz suportar uma vida dura onde tem que cuidar de sua avó inválida e sustentar a filha que teve com a namorada de colégio trabalhando num supermercado. Só que as coisas pioram com a esposa o deixando por não aguentar a vida insuportável que levam e ele sendo despedido do emprego. Ele acaba indo parar nos mais diversos empregos banais (atendente de lanchonete, cobrador de estacionamento) e a eventual falta de seguro de saúde o faz ter mais gastos ainda com os medicamentos da avó.

Whaley opta por não utilizar o alívio cômico, mesmo que ele exista em pequenas doses. O clima geral é de tristeza, depressão, onde não vemos saída para a vida do protagonista. Suas apresentações como stand up comedian viram uma terapia aberta, onde ele cada vez mais vai se abrindo e questionando sua própria existência vazia.

Carla Gugino faz sua esposa e Ethan Hawke seu amigo meio lesado do supermercado.

O filme é baseado numa peça que os amigos Whale e Hawke montaram bem antes do filme, com Whaley atuando e Hawke dirigindo. Whaley então adaptou para um roteiro, acrescentando várias coisas, incluindo o casamento fracassado que na peça não existia porque o protagonista era bem mais jovem.

A música ao piano é extremamente triste (e bonita). O final é ótimo, bem amargo.

Creio ser este o filme mais triste que vi este ano, mas não ao ponto de lágrimas, pois o sentimento depressivo é tanto que ficamos atordoados. Quem sabe as lágrimas apareçam numa revisão.

O primeiro filme que Whaley dirigiu, Joe The King, também tem esse clima depressivo e fiquei com vontade de ver. Pode ser que Whaley venha a ser um cineasta a se acompanhar. Não recomendável para pessoas que queiram se sentir bem ao ver um filme. Pode irritar muita gente por ser na superfície um filme "chato", "monótono", "sem sentido", etcs. Não é.


posted by RENATO DOHO 1:41 AM
. . .
Comments:


. . .