RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sábado, janeiro 29, 2005
Accattone - Desajuste Social (Accattone)
O Grito (Il Grido)

Coincidentemente vi dois filmes italianos de dois grandes cineastas, quase da mesma época (1961 e 1957 respectivamente) que têm muito em comum pelo clima retratado e a história.

Ambos desenvolvem a relação do protagonista com mulheres e trabalho. Em Accattone, o primeiro filme de Pier Paolo Pasolini, o que temos é um gigolô que nunca trabalhou e se sustenta pela prostituição de sua mulher, mas quando ela é presa as coisas começam a mudar e quando ele encontra uma jovem mulher, bonita e ingênua, tenta mudar de vida. Em O Grito, de Michelangelo Antonioni, o protagonista é avisado pela esposa que o vai abandonar para ficar com outro. Inconformado ele parte com a filhinha pelas estradas se relacionando com várias mulheres, mas sem nunca esquecê-la.

Há um retrato do vazio que os personagens se encontram após sofrerem um baque. Ambos se distanciam do trabalho, um tenta pela primeira vez e desiste e o outro vai gradualmente perdendo interesse no trabalho, pois parece separado de seu mundo onde se encontrava no início do filme. Ele percebe que não pertence a lugar nenhum e por isso a função do trabalho também é nula.

Os relacionamentos com as mulheres têm muitas nuances, seja na forma cruel que Accattone acha para ver o quanto a sua paixão é verdadeira, testando a mulher até no bloqueio do viajante em expressar corretamente seus sentimentos com as mulheres que encontra.

A escolha das mulheres é ótima, lindas atrizes, com rostos marcantes e personalidades diferentes. O trabalho dos protagonistas também é elogiável já que conduzem os filmes.

A época de procura de emprego e manifestações é colocada como pano de fundo, mas são bem presentes.

Os finais são antológicos e trágicos, com destaque para a forma magnífica que Antonioni conduz tudo pelas imagens e pouco som.

Dois grandes filmes em duas belas edições restauradas. Uma ótima estréia de Pasolini e o começo do trabalho de alienação e incomunicabilidade de Antonioni.

P.S. - de curiosidade Bernardo Bertolucci foi assistente de Pasolini em Accattone.


posted by RENATO DOHO 6:17 PM
. . .
Comments:


. . .