RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

terça-feira, janeiro 25, 2005
Noites Brancas (Le Notti Bianche)



Excelente trabalho de Luchino Visconti na adaptação do texto de Dostoievski contando com qualidades abundantes: do elenco, dos cenários, da fotografia, da música, dos figurinos, etcs.

A primeira e principal qualidade é a escolha da atriz Maria Schell. Não a conhecia e é ela que dá força extra ao filme por ser absolutamente apaixonante! O sorriso magnífico com seu entusiasmo quase infantil faz lembrar não só de outros grandes personagens femininos no cinema, mas também da vida real. O olhar se vira pra ela e consegue nos fazer acreditar no quanto o protagonista vai se entregar nesses poucos dias que se relacionaram. E ela passa bem por toda gama de emoções de seu personagem, da alegria à tristeza, da vergonha ao desespero. Marcello Mastroianni está bem, num personagem até atípico, mais retraído.

O uso dos cenários é exemplar por dar um tom fantasioso sem cair na pura ficção, como Hitchcock utilizou os cenários em Janela Indiscreta. Usa-se a forma teatral (do texto e do set) de forma cinematográfica.

Muitas cenas memoráveis, mas a da dança é a mais engraçada e inusitada no filme, com Mastroianni entrando na roda numa disputa masculina por atenção.

O recurso dos flashbacks é brilhante e a opção de não mostrar o personagem de Schell falando no passado é fabuloso (ainda mais quando se brinca com essa opção numa tomada).

A cópia em dvd está com ótima qualidade, com imagem restaurada. De extras entrevistas com críticos, a roteirista, o diretor de fotografia e o figurinista. Também há três testes de câmera, da atriz, do ator e dos dois juntos que não poderia deixar de copiar devido ao magnetismo impressionante de Maria Schell (se tivesse um teste de câmera de duas horas com ela eu veria tudo com prazer).

O final, bem, ele é antológico, emocionante e mais não digo para não estragar quem for ver.


posted by RENATO DOHO 9:54 AM
. . .
Comments:


. . .