RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sexta-feira, fevereiro 25, 2005
Com As Próprias Mãos (Walking Tall)

Como um filme aparentemente bem reacionário pode ser bem legal, e mais, complexo? Se observamos pela história não há como não evidenciar um posicionamento: um homem que toma pra si o direito e dever de exercer a justiça com as próprias mãos, em favor de um ideal nostálgico, sendo contra o progresso. Mas e se colocarmos como protagonista um mestiço (o pai é negro, a mãe é branca) veterano de guerra e o vilão como um branco capitalista? E se uma das questões é o valor de uma pessoa através de seu cargo e o do quanto ganha? E se o desenvolvimento só busca o lucro, promovendo o tráfico de drogas e uma perda da idéia de comunidade? O que dizer do embate entre o herói usando um pedaço de pau contra os vilões com metralhadoras e outras armas? Há várias coisas interessantes neste que aparentemente é um simples filme de ação. Por esse lado o filme também é bom, feito para enaltecer o estilo antigo (como o tema do filme) não há efeitos, nas lutas e tiroteios o que vemos é o trabalho dos atores e dublês sendo registrado de forma seca, sem frescuras. The Rock tem se mostrado um ótimo herói de ação, é o segundo filme bom que vejo dele. É carismático e se dá bem tanto na parte física quanto na persona que desempenha (sério ou sorridente). Algumas cenas são ótimas pelo teor reacionário, como do julgamento no tribunal ou da tortura de um bandido. Alguns liberais podem torcer o nariz por tantas violações e idéias mostradas (a posse da arma pelo pai, a nomeação do assistente do novo xerife, a destruição do cassino). E pensar que o filme é baseado numa pessoa real!

A Dez Segundos Do Inferno (Ten Seconds To Hell)

Filme extremamente tenso dirigido por Robert Aldrich que mostra o trabalho de desarmadores alemães de bombas logo após a segunda guerra. Jack Palance é o líder do grupo. Mesmo sabendo que no começo Palance não pode morrer ficamos nervosos em vê-lo desarmando bombas, muito pela construção da cena por Aldrich e a música empregada. No meio desse trabalho surge uma rivalidade e um romance que vai mostrar a existência conturbada do líder, na sua falta de propósito diante de novos caminhos (por que ele não muda de profissão tendo sido ele um arquiteto antes da guerra? por que ele não se entrega à paixão? o que virou sua vida?).

Paranóico (Paranoiac)

Ótimo filme da Hammer dirigido pelo talentoso Freddie Francis. O irmão mais novo de uma família de 3 volta após 8 anos de ter sido dado como morto. A irmã que muito sentiu a perda renasce para a vida, o mais velho prestes a herdar a grana dos pais entra mas fundo ainda numa raica descontrolada. Se há suspense nesta trama a coisa fica mais aterrorizante quando certos fatos começam a acontecer. Há muito clima neste pequeno filme, onde o p&b realça o temor e a desconfiança e até sugere o sobrenatural. Surgem até outros temas provocantes levantados (incestos por exemplo). O irmão mais velho tem um desempenho marcante pela sua raiva e arrogância. Os planos são muito bem construídos e o final é exemplar.


posted by RENATO DOHO 2:54 PM
. . .
Comments:


. . .