RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sexta-feira, fevereiro 04, 2005
Paixão À Flor Da Pele (Wicker Park)

Sempre que me deparo com filmes assim eu tento evitar colocar aqui no blog comentários que possam estragar a apreciação do filme. São filmes pouco falados ou vistos que geralmente nem eu sabia muito e sem mais nem menos me surpreendem. Este é um deste casos. Adorei o filme! Lembro que há tempos vi o trailer e não me chamou atenção, ainda bem que esqueci do que o filme falava e aluguei mais por ter a Diane Kruger e saber porque ouvi (muito por alto) falar muito bem do filme (não sei quem, mas foi da imprensa, talvez o Lúcio Ribeiro...). Eu achava, por cima, que era algo, mas não é nada disso. Posso falar que é bom a pessoa procurar não saber de nada do filme, apenas vê-lo. Não querer saber que gênero o filme é e nem qual a trama básica. Assim o entusiasmo pode vir a ser o mesmo que eu tive.

Há várias referências cinematográficas, algumas dele nem posso falar para evitar associações que podem dar uma dica de como o filme é. Um recurso que não tem problema comentar é a tela dividida que é influência direta do Brian De Palma, pois o estilo é similar. Há também um interessante uso de espelhos e imagens por todo o filme (só não posso falar o que esse uso ressalta do filme...). Os flashbacks são criativos na forma como aparecem e no recurso empregado. Aliado a isso há um uso muito bom da música, não de canções que são bem escolhidas, mas as incidentais.

As atuações do elenco feminino são superiores ao dos homens (Josh Harnett pra mim não tem muita expressão). Diane Kruger foi uma escolha perfeita! Só a presença dela dá força ao que o filme se propõe.



O filme é uma refilmagem de um filme francês que tem o casal Vincent Cassel e Monica Bellucci (o restaurante recebe o nome de Bellucci numa referência à ela) que não vi. Com isso dá pra ver a importância que é a escolha da atriz certa para ao papel (Bellucci e Kruger).

O final é... (sem adjetivos para não dar dicas hehe se eu falo trágico, emocionante, alegre, triste, impactante, etcs já entrego a coisa) foda!

Indico para todos o filme. Uma belíssima surpresa! Será que o diretor Paul McGuigan teve sorte ou tem talento? Só conferindo outros trabalhos passados e futuros.


posted by RENATO DOHO 1:57 AM
. . .
Comments:


. . .