RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quarta-feira, abril 27, 2005
Sideways – Entre Umas E Outras (Sideways)

Até que me surpreendeu o filme mais humanista do Alexander Payne. Muito se deve ao acréscimo da personagem de Virginia Madsen, senão teríamos os mesmos tipos caricaturais e auto-depreciativos (há uma leve encorregada na mãe do protagonista e na garçonete gorda). Ela que tem e mostra um lado mais humano, mais esperançoso nas relações com as pessoas e na própria condução de sua vida. Paul Giamatti está bem mesmo fazendo de novo o pobre coitado "tenham pena de mim". A mistura de humor e emoção quase fica bom (o humor exagera um pouco para pior) e uma das melhores cenas é de Virginia e Paul na varanda falando de vinhos, do por quê ele gosta de Pinot Noir e ela de como adquiriu gosto pelo vinho.

Os Gangsters (Gangster No. 1)

Filme muito interessante do diretor Paul McGuigan cujo trabalho fiquei curioso a partir da apreciação de Paixão À Flor Da Pele. Acompanhamos o ainda jovem Paul Bettany (só atualmente vem sendo mais conhecido) subindo como um mafioso. O elenco é muito bom (David Thewlis, Saffron Burrows e mais tarde Malcolm McDowell). A história é narrada pelo protagonista quando mais velho e a criação da personalidade dele é fascinante pois é doentia, ele começa a ficar famoso por esquartejar suas vítimas (pena que vi na Globo e há cortes - quero rever de outra forma na íntegra e sem a dublagem). Não há identificação entre público e protagonista, o que é muito bom pela proposta. McGuigan vai demonstrando um domínio visual muito bom e também pelo bom uso da trilha sonora. É um filme para se descobrir e um cineasta para se prestar mais atenção.

A Capital Do Crime (Chicago Confidential)

Uma melhores qualidades deste policial B é a capacidade incrível de desenvolver uma estória em pouco tempo sem parecer que o andamento é rápido demais ou alguma cena foi cortada. E muitos filmes não conseguem em durações maiores mostrar tanto quanto. Isso era uma característica dos filmes B e fica evidente neste belo exemplar, pois outros pecavam por deixar de lado ou o desenvolvimento emocional ou a narrativa. Há um certo tom nacionalista no final com o narrador reafirmando a confiança nas instituições americanas, mas isso não prejudica o filme.

Os Brutos Também Choram (Cry Tough)

Não dá para não achar este filme uma espécie de pai de O Pagamento Final pois retrata um imigrante porto riquenho saindo da prisão e querendo mudar de vida, mas não conseguindo por força do destino. Também há um interesse amoroso numa mulher de profissão indecorosa, a questão da amizade, a perda (ou inexistência) de uma identidade pessoal fazendo com que o protagonista seja um fantasma e uma certa sombra de tragédia no ar. Também a questão portoriquenha ou de imigrantes serve mais de pano de fundo para uma trama de criminosos. Fora isso o protagonista fica com uma cicatriz no rosto (Scarface?). O filme explora a relação paternal que permeia toda a história de forma bem forte. John Saxon (bem novinho) até que não está mal. Atenção para uma cena pra lá de sexy que fiquei intrigado se teve problemas com a censura da época ou não: Linda Cristal num baby doll transparente que deixa seus belos seios à mostra durante longo tempo (e no começo até achamos que ela está sem calcinha também).

Outros

O Morro Dos Ventos Uivantes (Wuthering Heights) ** - versão MTV, ao menos temos Erika Christensen.

Promessas De Um Novo Mundo (Promises) *** - gostei das crianças apresentadas, o empenho do BZ e do quadro geral mostrado.

Lisbela E O Prisioneiro **1/2 - até que não achei ruim, Selton Mello salva.

Meu Novo Amor (How To Deal) **1/2 - mais um da Mandy Moore, meio estranho no andamento (muitas cenas parecem ensaios).


posted by RENATO DOHO 5:12 PM
. . .
Comments:


. . .