RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sábado, setembro 17, 2005
Cocorico Monsieur Poulet (Idem)

Primeiro filme que vejo do renomado Jean Rouch. E por pouco saber de sua carreira é mais interessante entrar no filme, pois parece que estamos vendo um documentário sobre vendedores de galinha na Nigéria, mas na realidade é uma ficção documental. Mesmo percebendo se tratar de uma ficção (pelas câmeras de cobertura e a montagem) o realismo é tamanho que embarcamos numa boa, como se fosse um divertido documentário dos intrépidos vendedores. As situações que eles passam são fascinantes, sendo o carro usado um símbolo daquele povo, daquele país. Todas as técnicas usadas por Rouch para filmar essa viagem são inspiradoras pois tiram muito do pouco e nunca soam forçadas e artificiais (e muitas vezes até documentários soam assim mesmo filmando o "real"). No final estamos diante de um ótimo road movie, extremamente bem humorado e de bem com a vida, apesar dos pesares.

Cinco Dedos (Five Fingers)

Ótimo suspense de espionagem realizado por Joseph L. Mankiewicz. James Mason está ótimo como um mordomo que vira espião para os nazistas, passando documentos secretos da embaixada inglesa. Não ficamos sabendo de suas motivações em boa parte da metragem, mas passamos a torcer por ele, o que é ótimo, na parte final, cheia de tensão (a cena da empregada é enervante). O final se passa no Rio De Janeiro e é uma resolução perfeita. O surpreendente é saber depois que o filme é baseado em fatos reais (o filme não diz isso, é informação off the screen).

A Chave Mestra (The Skeleton Key)

Filme ridículo. Quando o filme vai progressivamente dependendo de sustos com aumento da trilha (ou som) e aparições "de surpresa" já dá pra perceber que não há nada de realmente relevante sendo dito ou mostrado. A direção é desastrosa. Depois quando percebemos que há algo de racista e preconceituoso com relação à crenças e práticas antigas tudo fica pior ainda. Jogar para o casal negro a imagem do mal é revoltante, ainda mais quando no início se achava que o preconceito que os fez serem enforcados (que na verdade eram as crianças sendo mortas), mas na verdade parece que o filme concorda com as atitudes dos "nobres". Pobre Gena Rowlands fazendo um papel perdido que nem ao menos é ameaçador (outra coisa pobre do filme é que não há algo para se aterrorizar - a não ser ter medo do que o diretor vai jogar na frente da câmera com um som alto pra assustar). Tirando a parte preconceituosa que se traveste de final "corajoso" o filme não se sustenta mesmo assim, sendo muito mal realizado. Um mau legado à uma região arrasada atualmente (maldição pelo que o filme prega?). Ao menos concordo com o amigo
Ailton sobre a cena gratuita da Kate Hudson, as mais belas costas que vi em tempos no cinema, se o filme inteiro fosse isso, quem sabe eu gostava mais.

Maria Cheia De Graça (Maria Full Of Grace)

Achei o filme mais comum do que imaginava. Mostrando a trajetória de uma jovem colombiana quando faz o serviço de "mula" para traficantes o que fica é a revelação da atriz principal. Seja a história ou a forma como foi filmado ou o resto do elenco nada se sobressai realmente. Sendo que as condições anteriores não eram extremamente precárias ou desesperadoras fica a impressão que o que conta é a cobiça de ganhar grana boa com pouco trabalho. Depois disso a percepção muda, mas também não há algo positivo ou negativo no que o personagem decide ao final. Não desestimula futuras mulas, nem critica claramente os imigrantres nos EUA ou a situação colombiana. Enfim, fica tudo no banho maria.

posted by RENATO DOHO 12:40 PM
. . .
Comments:


. . .