RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quarta-feira, setembro 21, 2005
Quatro Aventuras De Reinette E Mirabelle (Quatre Aventures De Reinette Et Mirabelle)

Mais um ótimo filme de Eric Rohmer que aqui divide o filme, como o título diz, nas 4 aventuras das protagonistas. Diferente da primeira as outras três têm mais humor. E diferente da primeira que se passa no campo as outras três se passam na cidade. O embate, ou melhor dizendo, a exposição teórica e prática de questões de moral, bom senso e costumes são excelentes, nunca assumindo realmente um lado, não deixando que a interiorana seja vista como obtusa ou ingênua e nem que a garota da cidade seja superior e esperta. Uma tirada melhor que a outra e o destaque fica com a atriz que faz a interiorana.

A Outra Face Da Raiva (The Upside Of Anger)

Um bom drama com muito humor e ótimo elenco. As filhas de Joan Allen no filme foram escolhidas à dedo, dificil não querer todas (ordem de preferência: Evan Rachel Wood, Erika Christensen, Keri Russell e Alicia Witt) e até dependendo do dia a Joan entra na fila também. Kevin Costner está ótimo, largado e bonachão. O curioso é quem não sabe quem é o diretor (como eu) vai ficar surpreso ao vê-lo no making of. Tem algo de humor negro ao final do filme, desvendando a trama (que aparentemente não sugeriria ter algo a ser desvendado). O personagem de Evan que narra o filme e é justo ela que não se afeta emocionalmente pela raiva que o filme tanto enfatisa e discute, permeando todas as relações.

Assalto À 13a. DP (Assault On Precint 13)

Tem coisas interessantes nessa refilmagem do clássico filme de John Carpenter. Nunca chega perto de se equivaler, sequer de superar, mas ao menos em algumas escolhas aperfeiçoa ou explora coisas a mais do "original" (que já era uma refilmagem de Rio Bravo). A história já é ótima por si só, podendo passar de um western para um policial ou um terror (e poderia se dar bem em ficção e guerra também). Algumas tomadas "virtuosas" são estéreis e até risíveis. Já alguns atores estão bem como Ethan Hawke e John Leguizamo. Todo o lado psicológico dos personagens não sei se era explorado no filme de Carpenter. Engraçado ver o diretor (francês) dizer que cresceu em bairros perigosos e tem essa "experiência de rua" e notar que se parece mais com um nerd francês.

A Um Passo Da Morte (The Indian Fighter)

Ótimo western de André De Toth com Kirk Douglas e a presença de Walter Matthau (que é daqueles que parece que nunca foram jovens). Um tratado de paz entre índios e brancos é abalado por causa de aproveitadores que querem descobrir a fonte de ouro dos índios. Kirk faz o homem do meio, que estabelece contato entre um lado e outro. Também faz contato com uma mulher de cada lado, tendo um relacionamento com uma e sendo assediado por outra (numa ótima cena de proposta de casamento inversa). A relação com a índia é politicamente incorreto para os dias de hoje, todo avanço dele é brutal, forçado, com ela resistindo bastante de início para depois gostar desse quase estupro. A parte final é bem movimentada com o ataque dos índios ao forte (isso me lembrou muito meu forte apache de brinquedo, pois a geografia e detalhes da construção são muito semelhantes).


posted by RENATO DOHO 12:21 AM
. . .
Comments:


. . .