RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sábado, dezembro 17, 2005
Sr. E Sra. Smith (Mr. And Mrs. Smith)

Agora mais famoso por ter sido o filme que juntou o casal central e separou Brad Pitt de Jennifer Aniston. Fica no meio termo entre ser um filme de ação e uma espécie de comédia romântica onde se odeia para depois de amar o parceiro. Há bons momentos onde se consegue juntar uma bem humorada visão do casamento com ação arrasa quarteirão.

Nunca Fui Amada (When Will I Be Loved)

James Toback é ainda um diretor de poucos filmes mas facilmente reconhecíveis, todos envolvem o sexo entre os personagens de forma mais aberta que a média da produção americana (seja mostrando ou em conversa). Jogos entre pessoas e uma encenação "solta" (a discussão em plena rua no início do filme, por exemplo) também são características do seu cinema. Até hoje não sei se gosto ou não de algum filme dele. Esse é mais redondo, se passando quase que num único dia e com poucos personagens e uma situação central apenas. Neve Campbell aparece nua nos créditos do filme (e de certa forma decepciona), mas não quando seria o esperado. Como ela consegue reverter o jogo masculino é a principal coisa da narrativa. As participações especiais são inusitadas, mas totalmente no espírito "Toback" de ser: Mike Tyson, Lori Singer e até o próprio Toback como o professor. Parecidos com os filmes de Toback estão alguns do Abel Ferrara como R'Xmas e Blackout, inclusive o Fingers de Toback influenciou, declaradamente, o Ferrara.

A Noiva Era Ele (I Was A Male War Bride)

Comédia de guerra de Howard Hawks mais uma vez com Cary Grant. Aqui o mais estranho (e ruim) é o título (tanto nacional quanto original): uma idéia que vende o filme, mas só acontece mesmo nos minutos finais da narrativa! Não sei porque escolheram esse título que estraga qualquer surpresa e deixa uma expectativa que não é função do filme cumprir. O humor em alguns momentos ficou envelhecido e em outros continua afiado. Todo o filme é a tentativa de reaproximação de um casal numa missão militar para apenas no quarto final tratar do casamento e as dificuldades para se chegar aos EUA (ou simplesmente dormir). Toda a parte da burocracia que realmente deveria ser a grande parte do roteiro, explorando mais o absurdo e o cômico da coisa.


posted by RENATO DOHO 8:55 AM
. . .
Comments:


. . .