RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

terça-feira, fevereiro 14, 2006
Super Escola De Heróis (Sky High)

Garoto em nova escola, problema com os mais velhos, altas expectativas de outros por causa da fama do pai, baile se aproximando, interesse pela gostosa causando afastamento da melhor amiga... típica trama de filme adolescente. O que é diferente aqui é que ele é filho de dois super heróis e a escola é especial para os filhos destes. Tem até cara de piloto de série. Legal ver Bruce Campbell como o treinador da escola, Kurt Russell e Kelly Preston fazendo os pais e Lynda Carter como a diretora.

Reflexos Da Amizade (House Of D)

David Duchovny escreveu, dirigiu e atuou neste filme que se mostra irregular e abaixo do esperado. Há potencial na história do crescimento de um garoto em NY na década de 70 ao lado do amigo retardado (Robin Williams) e a mãe viúva (feita pela esposa de Duchovny, Téa Leoni) só que Duchovny não acerta o ritmo e não cria clima para cenas chaves tornando uma mistura não balanceada entre o drama, os momentos poéticos e a comédia. A parte final é mais problemática quando some o jovem Anton Yelchin e Duchovny assume o papel quando adulto, parece que a conclusão é muito largada, sem algo de importante segurando tudo e apontando explicitamente numa direção que o filme evitou explicitar em sua duração (se fosse mais aberto neste sentido seria mais interessante). Mas notasse a formação em letras de Duchovny nos jogos com as palavras que aparecem aqui e ali no roteiro.

Honra E Liberdade (River Queen)

Meio que passa desapercebido o novo filme de Vincent Ward. É um bom filme, com belas imagens, mas que no fundo não traz nada de novo ao tratar da história dos maoris em luta com os ingleses na Nova Zelândia do século 19. No meio da guerra vemos uma irlandesa (Samantha Morton) procurando seu filho (mestiço) raptado criança pelo chefe dos maoris. O foco no filho vai até a metade, o resto volta na luta dos dois lados e a relação da mãe com o novo chefe dos maoris. Samantha está bem, como sempre. Engraçado ver Kiefer Sutherland com sotaque irlandês (não convence muito, mas não está ruim). Cliff Curtis sempre é chamado quando se mostram maoris já que é descendente.

Hooligans (Green Street Hooligans)

No começo parece até desinteressante a jornada de um jovem estudante americano de Harvard indo para a Inglaterra após uma expulsão injusta visitar a irmã, mas depois prende a atenção. Lá vai se envolver com a turma de torcedores do irmão de seu cunhado e perdido como está começa a se encontrar através da idéia de grupo e da violência que vem com ela. A estrutura é muito parecida com qualquer filme sobre grupos onde entra um forasteiro (se aplicando à gangues, máfia, instituições, etcs) que levanta suspeitas e inimizades, além de provas de confiança. O mais curioso é ver os hooligans em suas rotinas, onde importa menos o jogo em si e mais a rivalidade de torcidas rivais, onde a briga é meta principal. Há uma certa ética na coisa ao não se mostrar armas (que seria tão comum quase fossem gangues de guetos americanos). Outra curiosidade é que o filme é dirigido por uma mulher, Lexi Alexander, que conhece bem os hooligans. Há uma certa valorização dessa violência, mesmo que acabe sendo condenada, como se fosse um rito de passagem necessário para um garoto se tornar homem, mas também mostra como é atrativa a idéia de pertencer à um grupo e agir como um coletivo (tanto se sente seguro quanto se sente poderoso ao poder proteger seus amigos) podendo perpetuar esse comportamento adolescente indefinidamente (como vemos no "vilão" do filme e no seu contraponto, o cunhado do protagonista que amadureceu). Boas interpretações do elenco no geral, onde os mais conhecidos são os irmãos (no filme), Elijah Wood e Claire Forlani.


Lexi Alexander


posted by RENATO DOHO 1:20 PM
. . .
Comments:


. . .