RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quinta-feira, março 30, 2006
Máscara Da Ilusão (MirrorMask)


a capa nacional é igual à americana

Só vi o filme por ser a parceria de Dave McKean (direção e estória) com Neil Gaiman (roteiro) já que todo o tema não me interessa: filme de fantasia. E mesmo assim não conseguiram fazer com que gostasse dessa empreitada.

As belas imagens nos fazem lembrar na hora dos filmes de Jean-Pierre Jeunet e Tim Burton, aqui e ali nos remetendo também às loucuras de Michel Gondry, e como esse trio não me faz pular de alegria... Há mais sofisticação visual em McKean do que nos outros citados, mas aí entra o roteiro fraquinho do Gaiman que parece que só escreve bem Sandman (ao menos do que li de Deuses Americanos, seu livro, só reforça essa idéia). A trajetória da garota num outro mundo em busca de algo não tem nada de novo, as relações não são exploradas (ou convincentes) e algumas passagens recorrem à coisas tão velhas como se fossem novas que parece anacrônico (até uma piada desgastada é usada como se fosse nova). Até a garota, Stephanie Leonidas, que poderia vir a ser destaque e chamar atenção não é nada impressionante ou memorável (e na primeira cena achei que tinham chamado a Audrey Tautou).

Uma hora dá pra parar e pensar que coisa semelhante nós temos aqui em qualidade muito superior: Hoje É Dia De Maria (1 e 2). Luiz Fernando Carvalho consegue trazer muito mais riqueza folclórica, cinematográfica, mítica e interpretativa num produto televisivo! Mas óbvio que o culto ao nome Gaiman vai dar muito mais atenção e reconhecimento ao filme do que à minissérie global.

A cena musical do filme conta com uma canção dos Carpenters e ali fica interessante. No dvd há making of e entrevistas além de ter áudio de comentários de Gaiman e McKean (legendado), mas isso ainda não conferi. Não deixa de ser um filme interessante para fãs, mas meio decepcionante.


posted by RENATO DOHO 12:07 AM
. . .
Comments:


. . .