RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quinta-feira, abril 06, 2006
Anos Incríveis (The Wonder Years)



Após ver um documentário sobre a série relembrei o quanto ela foi especial. Foi feito em 2002 para o canal A&E e quem quiser baixar para ver (está sem legendas, mas dá pra entender tudo claramente) recomendo:

A&E Tvography

Boa parte dos atores do seriado deram entrevista, inclusive o narrador (Daniel Stern). Além de contar a trajetória da série podemos ver algumas cenas de bastidores, algumas histórias da produção e o que aconteceu com cada um após a série (incluindo umas cenas do curta que Danica McKellar dirigiu).

Algumas coisas eu não sabia como a misteriosa (até hoje) saída dos criadores da série (um casal) logo no começo por problemas pessoais nunca divulgados. E como Bob Brush e outros conseguiram manter o nível da série e não deixá-la ser cancelada após esse inesperado acontecimento.

Alguns grandes momentos são lembrados e o incrível que mesmo num documentário, com a cena retirada do contexto do episódio, a coisa emociona ao ponto do choro. Em especial, o documentário lembra o episódio ganhador de prêmios, Goodbye, com a relação de Kevin com seu professor de matemática.

Era perceptível, mas é bom saber, que o elenco virou realmente uma família (às vezes temos belas surpresas ao sabermos que casais de seriados não se toleravam atrás das câmeras).

Como Bob Brush diz ao final, e concordo, é que a série não é lembrada ou reconhecida como a mais engraçada já feita ou a mais inovadora, mas sim a que mais tocou e comoveu o espectador e isso, apesar de ótimas séries de hoje e ontem, é raro numa série de tv. É daqueles seriados que realmente pode-se dizer que está guardado no coração. Conseguiu não só com que eu lembrasse de minha infância ou adolescência como também criou memórias que não existem (por exemplo eu não tive a experiência de viver com irmãos ou ter um professor de matemática como aquele do Kevin ou até uma Madeleine apaixonada por mim).

Uma pena que até hoje a série não tenha saído em dvd e quando sair infelizmente não terá muitas de suas canções famosas por conta dos direitos autorais. Nas reprises que ainda passam na Tv Cultura e Multishow já dá pra notar a mudança de algumas canções e uma pena que algumas delas eram essenciais na cena e as que entraram em substituição não têm o mesmo poder. Falando em reprises preciso ressaltar o excelente trabalho de dublagem da série por aqui, especialmente em Kevin e no narrador que até hoje eu ainda prefira do que a versão original. Seria um item obrigatório caso os futuros dvds saíssem por aqui.

E revendo episódios ainda fico impressionado com diversas coisas: como uma série de 20 minutos (sem intervalos) conseguia misturar humor e emoção de forma tão honesta que nem filmes às vezes conseguem; quão excelente era Fred Savage para atuar em muitas cenas apenas por expressões faciais enquanto ouvíamos a narração em off; como conseguiam deixar todos os episódios orgânicos com relação ao todo sendo quase imperceptíveis as mudanças de roteiristas e diretores (excetuando a quinta e sexta temporada, depois que se formam, pois eles crescem e a série fica mais irregular, dependendo mais de quem escreva e dirija para se mantenha o tom).

Quem quiser as seleções de canções que passaram pela série eis o arquivo com os 5 cds lançados lá fora (contendo também as músicas instrumentais feitas por W. G. Snuffy Walden):

The Wonder Years Soundtracks

Nota fora de contexto: duas das melhores namoradinhas dos seriados de todos os tempos (e as duas têm grande semelhança) - Winnie Cooper (Anos Incríveis) e Joey Potter (Dawson's Creek). Tá, tem a Naru Narusegawa, mas é de animê e não é tão conhecida quanto.

Terminando a recordação que tal rever o piloto que começou tudo? Com a memorável cena do primeiro beijo:

Piloto

posted by RENATO DOHO 7:14 AM
. . .
Comments:


. . .