RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

terça-feira, abril 11, 2006
A Rússia Na Visão De Jean-Luc Godard (Les Enfants Jouent À La Russie)

Um ensaio visual/sonoro sobre a Rússia onde Godard mistura registros documentais, filmes, fotos e encenações (ele mesmo é o idiota de Dostoievski). Encontramos Eisenstein, Chekhov, Dovzenko, Tolstoi e outras referências artísticas russas (muito provavelmente na música também só que não consegui identificar compositores) no filme, que vai além de tentar compreender o estado das coisas que a Rússia passava naquele momento (93), através da história e da arte, para mais uma vez Godard estabelecer o estado das coisas do cinema, da invasão americana em solo sagrado da ficção, o ataque ao cinema americano, a reconstrução de Auschwitz por Spielberg (sim, no mesmo ano de A Lista De Schindler Godard começava o ataque que dura até hoje como vemos em Elogio Do Amor), o não uso do contraplano no cinema soviético, história & cinema, história & ficção, etcs. Chega até a fugir um pouco da Rússia, entrando até Full Metal Jacket do Kubrick.

A voz off de Godard muitas vezes se dá pela repetição, o que acontece também na direção das encenações com atores de certos trechos de livros ou peças. O estilo é bem similar ao que fez (e faria) em Histoire(s) Du Cinéma seja na montagem quanto nos caracteres que sempre aparecem, informando, desinformando e jogando com palavras.

Mesmo tendo apenas uma hora há tanta informação cruzada que apenas em revisões é possível estabelecer uma ordem nas idéias para melhor apreciação. Começando por identificar os textos encenados e as músicas tocadas que não estão lá à toa.

Histórias Do Olhar * - eu quis ver justamente porque falavam tão mal... e não é que a coisa é constrangedora mesmo? e parece comercial mal feito da famosa Livraria Da Travessa já que as histórias partem de lá. há o alento da escalação da garota da terceira história (virou até o cartaz do filme), pena que não há tanta sacanagem com ela quanto dava a entender.

O Jardineiro Fiel (The Constant Gardner) * - Tony Scott encontra Michael Bay, uau!


posted by RENATO DOHO 4:34 PM
. . .
Comments:


. . .