RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quarta-feira, junho 21, 2006
Freaks And Geeks



Essa elogiada série feita em 1999 e que durou apenas 18 episódios (até 2000) está sendo reprisada no Multishow. Vale conhecer. É uma mistura de The Wonder Years com My So-Called Life. Acompanhamos um grupo de jovens estudantes vivendo no começo dos anos 80 em especial um casal de irmãos, ela mais velha e inteligente (uma Angela Chase) e ele (um Kevin Arnold) com dois amigos nerds (um deles um Paul Pfeiffer mais geek), ambos deslocados no ambiente escolar (por isso o título do seriado). O ritmo de cada episódio (uma hora) e a presença musical lembram bastante a série com a Claire Danes, inclusive há uma banda e um Jordan Catalano wannabe. Mas a série não gira em torno somente deles, há cenas com outros da turma sem a presença dos irmãos. Pelo andamento mais lento e sem que aconteça muita coisa a série vai conquistando aos poucos, a primeira impressão é que são muito geeks, inclusive enfrentando situações geeks (como não querer tomar banho após a educação física no vestiário com todo mundo). São as atuações e os roteiros que seduzem. A trilha musical é recheada de músicas da época (The Who, Bob Seger, Van Halen, Styx, Journey, Billy Joel, Cheap Trick, Kiss, Queen, David Bowie, Grateful Dead, etcs). Falando nisso ouçam o ótimo
tema de abertura da Joan Jett.

Tive surpresas com o elenco. Apenas James Franco ficou mais conhecido (o Harry Osborn dos filmes do Homem Aranha). Pra quem viu Dawson's Creek vai lembrar da Busy Philipps fazendo a namorada de Franco. Linda Cardellini, a irmã, nem imaginaria que depois foi a Vilma nos filmes do Scooby Doo, no seriado ela está bem interessante (não sei nos dias de hoje). John Francis Daley, o irmão, eu conheço de uma série de episódios que fez em Boston Public um ano após o término de Freaks And Geeks. Mas a surpresa mesmo veio de Natasha Melnick que faz a cheerleader em 10 episódios, ela depois também fez Boston Public, só que bem mais tarde (4 anos depois) e o personagem dela (em 4 episódios) era apaixonante, Rainy Murphy, uma rebelde meio gótica que uma professora adota depois de conhecê-la; ela está jovenzinha no seriado, mas bem reconhecível, em papel totalmente diferente. 16 anos em Freaks, 20 anos em Boston, cada vez melhor, espero vê-la mais por aí.

Os horários no Multishow são estranhos, mas só programar para gravar. E não há problema em começar a ver agora (está no nono episódio). Eu não peguei os episódios iniciais e em três episódios já estou bem familiarizado. Espero que o canal reprise desde o início quando a temporada acabar (vou sugerir uma maratona num fim de semana).

O bom que, ao contrário de My So-Called Life, o criador (Paul Feig) teve tempo de bolar um final para o seriado, podendo tanto ser o final quanto uma janela para outra temporada.

Lá fora o seriado saiu completo em dvd que contém extras bem interessantes incluindo 29 comentários em aúdio (e são apenas 18 episódios) de todo mundo envolvido com o seriado (criador, diretores, roteiristas, elenco, parentes do elenco, executivos do canal, fãs obsessivos...), o corte original do piloto, cenas cortadas, outtakes, etcs dando um total de 40 horas de material adicional (claro que contando as durações de cada comentário). E há uma edição de colecionador que nem sei se pode ser encontrado ainda com mais 2 dvds de extras, a embalagem como se fosse um yearbook e um preço bem salgado (mais que o dobro da caixa normal). Isso é apenas uma amostra do tamanho do culto que a série adquiriu no decorrer dos anos. Ah, importante é que parece que a trilha se manteve intacta, não teve que fazer substituições por conta de direitos autorais (muitas séries enfrentaram esse problema, Wonder Years sendo uma delas).

Os horários:

Multishow
Segundas, 14:30
Quintas, 04:30 e 15:30

posted by RENATO DOHO 4:22 PM
. . .
Comments:


. . .