RD - B Side
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"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sexta-feira, setembro 01, 2006
Eu, Um Negro (Moi, Un Noir)
Mestres Loucos (Les Maîtres Fous)
Jean Rouch - Subvertendo Fronteiras

Segundo filme de Rouch que vejo, Eu, Um Negro, mantém a mesma bela mistura entre documentário e ficção onde ao acompanhar alguns dias da vida de nigerianos trabalhando em outro país (Costa Do Marfim) nos deparamos com muito mais que isso ao vermos os personagens retratados improvisarem e depois dublarem em cima das imagens capturadas/encenadas/recriadas (e Rouch também narra certos trechos). A complexidade da linguagem empregada influenciou bastante a nouvelle vague, muitas passagens nos mostram isso, seja na liberdade da câmera, no jogo entre o que se mostra e o que se fala, nas falas dubladas e nas cenas mostradas e montadas que dão pulos temporais, incorporam comentários, pensamentos e diálogos e no uso do som e da música. Grande aula de cinema. Nota-se a maior valorização do tempo livre dos retratados do que o trabalho, já que no dia em que trabalham acompanhamos o almoço e a siesta; já no fim de semana é onde eles realmente se mostram e vivem, antevendo um pouco a angústia da próxima semana e o sentimento de não pertencer ao local que se encontram. No mesmo dvd há o fascinante curta Mestres Loucos que só posso ser realmente absorvido se visto pois é algo tão intrigante e espantoso que não parece real. Também há um documentário nacional sobre Rouch feito por estudantes de antropologia.

Person

Versão reduzida do documentário que Marina Person realizou sobre o pai, Luiz Sérgio Person. A versão, ainda não lançada, de cinema deve ter duração maior. Como está é mais o lance da relação entre Person e suas filhas (Marina e Domingas) entremeadas pelo trabalho dele como cineasta, dando destaque à alguns filmes. A parte pessoal mesmo não é muito focada. Em relação a um programa feito pelo Canal Brasil o filme da Marina é menos abrangente, apenas se diferenciando pelo olhar que tem no registro das entrevistas (tentando não ser formal como seria um programa televisivo). É esperar o documentário completo deste que é um dos grandes do cinema brasileiro (e um dos meus favoritos justamente pelas obras primas São Paulo S/A e O Caso Dos Irmãos Naves).


posted by RENATO DOHO 8:58 PM
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