RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sábado, setembro 02, 2006
Napoleon Dynamite



Cult, eis uma palavra boa pra definir o filme. Tudo nele parece ir nessa direção: os personagens bem característicos, as falas engraçadas, o cuidado com os detalhes (começando pelos créditos com as comidas), as cenas cuidadosamente planejadas, as canções, etcs. Não dá pra esquecer agora de Napoleon, Pedro, Kip, tio Rico, Deb, Summer, LaFawnduh e a avó (e os atores que interpretam essas figuras únicas).

A história (?) consiste em mostrar o mais nerd dos nerds, Napoleon e seus conhecidos durante alguns dias quando sua avó fica internada e um tio vem cuidar dele e do irmão de 32 anos ao mesmo tempo que o baile da escola vem chegando e o novo amigo mexicano resolve se candidatar à presidente da turma.

A forma como as cenas são filmadas e os atores atuam acentuam tudo de peculiar (para alguns bizarro) que um imaginário dito americano tem. O tempo se passa entre o final dos anos 80 e começo dos 90, mas nada fica muito marcado (a não ser por uma música dos Backstreet Boys na trilha). As roupas, as expressões, os costumes, os penteados, os objetos de cena, as comidas, as referências do cotidiano, tudo é extremamente bem colocado e usado. É incrível como consegue parecer ao mesmo tempo não roteirizado e altamente encenado. As caras de zumbis são especialmente engraçadas pois são bem reais, e neste quesito Pedro é imbatível. Ele ainda é o que mais ressalta essa estranheza geral que o filme passa, com seu bigodinho e seu jeito de vestir parece não pertencer àquele ambiente (ou então pertencer tanto, mas tanto, que difere). E o que é mais engraçado é que essa estranheza é tremendamente familiar aos americanos, por isso a recepção fervorosa por lá (chegou inclusive a ganhar o Teen Choice Award e o MTV Movie Award).

O diretor usando na maioria (ou totalidade?) planos fixos lembra bastante o cinema de Jim Jarmusch (ou como bem disseram por aí: imaginem uma comédia adolescente do John Hughes refeita por Jim Jarmusch numa cidade que o tempo esqueceu).

A trilha tem "clássicos" dos anos 80 (incluindo o tema do Esquadrão Classe A!) e uma seqüência já antológica: a dança de Napoleon.

Depois que o filme fez sucesso em festivais e em algumas capitais o estúdio fez um epílogo após os créditos finais e relançou o filme. Coisa que não acrescenta nada e dizem ter custado metade do orçamento do filme todo...

Umas das melhores reações ao filme foi do Jonathan Demme que até escolheu a película para comentar numa seção de jornal chamada "Filmmakers On Film".

"To me, Napoleon Dynamite reflects an extremely bold vision, so bold that it alienates some of our august critics. It has enriched my life and brought joy and pleasure into my household." - Jonathan Demme


posted by RENATO DOHO 12:09 AM
. . .
Comments:


. . .