RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

terça-feira, outubro 10, 2006
Novas séries, novas temporadas



Studio 60 On The Sunset Strip S01E01

Aaron Sorkin, o nome por detrás da série The West Wing, volta com um novo seriado examinando o mundo da tv. Sorkin é reconhecidamente um grande roteirista e demonstra isso no piloto da série começando numa homenagem / referência ao filme Rede De Intrigas. Vamos acompanhar os bastidores de um programa televisivo aos moldes de Saturday Night Live, cômico e gravado ao vivo. Após o surto do diretor geral da atração uma dupla talentosa (Matthew Perry e Bradley Whitford) é chamada de volta pela nova presidente do canal (Amanda Peet). O episódio de estréia termina com eles aceitando o cargo e indo encontrar toda a equipe. Bom elenco, Perry mostrando melhor seu talento fora de Friends e Peet com o desafio de se passar pela chefona da coisa, um papel que ela até tinha recusado inicialmente. O grande número de diálogos e falas rápidas são típicos de Sorkin, o que dificulta quem tenha o trabalho de legendar a coisa sem se perder em referências e expressões do meio, por isso é melhor esperar que o seriado seja exibido no cabo para ser melhor apreciado.

Men In Trees S01E01

Seriado com Anne Heche protagonizando uma expert em relacionamentos que faz sucesso com palestras e livros de auto ajuda que fica sabendo que está sendo traída pelo noivo durante uma viagem para o Alaska para uma palestra. Perturbada com o fato ela vai se auto questionar sobre seu conhecimento dos homens e descobre que o local é ideal para que dê um tempo em sua vida e carreira para repensar as coisas. A trama parece mais adequada para um filme do que um seriado, inclusive até poderia ser finalizado de forma satisfatória caso o piloto não tive sido aprovado. Há uma ênfase na trilha sonora, com diversas canções comentando as situações. A direção foi de James Mangold (Johnny & June). Não é um seriado que empolga a ponto de querermos acompanhar a história apesar da simpatia de Heche.

Weeds S02E01

Esse mês o GNT começa a exibir a segunda temporada dessa ótima série. E o começo não poderia ser melhor. Uma novidade é que o famoso tema de abertura terá convidados fazendo suas versões a cada episódio. No primeiro quem fez a cover foi Elvis Costello. Que idéia legal! Mary Louise Parker domina, ela é demais!

My Name Is Earl S02E01 / S02E02 / S02E03

O ótimo seriado cômico retoma de uma forma que nem parece que é uma segunda temporada, ao menos no primeiro episódio. Mas nos outros começamos a perceber que além de ter as tradicionais histórias de Earl cumprindo sua lista há uma subtrama que está se desenvolvendo quase em paralelo envolvendo sua ex-esposa Joy. Nada que não possamos acompanhar já que em algum ponto Earl relembra o que Joy tem passado. Participação especial de Burt Reynolds no segundo episódio, e Judy Greer e Marlee Matlin no terceiro (Matlin talvez apareça em mais episódios). Todos continuam ótimos em suas performances. É um prazer me divertir semanalmente com as aventuras de Earl e ainda poder ser emocionado de vez em quando.

Lost S03E01

Terceiras temporadas não seguem regras específicas, mas geralmente são nelas que os seriados podem desandar pois não há o ineditismo da primeira e a tentativa de superação da segunda. Estando numa posição mais segura é hora de mudanças e de alguns riscos que podem beneficiar ou prejudicar o todo. 24 Horas quase estraga tudo conseguindo realizar sua temporada mais fraca (só se recuperando na quarta). Grande parcela de fãs de Alias acham que é na terceira que a coisa começou a decair. The Shield introduziu Glenn Close em seu terceiro ano, com bons resultados. Ainda é cedo para sabermos o que Lost vai ganhar ou perder, mas ficou claro no episódio que os "outros" terão papel bem mais significativo que antes, muito mais do que os "do outro lado" tiveram na segunda temporada. Apesar de ter sido apenas regular houve alguns bons momentos: a introdução da cidade dos "outros", a presença mais emocional de Julie Bowen (Boston Legal) marcando uma provável despedida da narrativa, e Elizabeth Mitchell entrando no elenco.

Boston Legal S03E01 / S03E02 / S03E03

Os três primeiros episódios continuam com a mesma qualidade das temporadas anteriores. Uma nova dupla entra na firma no segundo episódio e há um destaque maior para eles em detrimento de Alan e Denny. Craig Bierko tem talento cômico e se encaixa bem no grupo. Denny cada vez mais uma figura à parte, capaz de brincar com o próprio seriado ao questionar se os novos contratados são realmente novos, pois não entraram na estréia da nova temporada ou chamar a música de abertura! David E. Kelley quebra a quarta parede de vez em quando em seus seriados e tem em Denny o personagem ideal para isso. E no terceiro episódio mais uma vez Kelley dá chance para anões ao vermos a bonita Meredith Eaton num encontro às cegas com Denny Crane. É tradição de Kelley trazer para seus seriados em participações especiais ou mesmo personagens fixos atores fora do padrão televisivo, sejam anões, obesos, travestis, idosos, cegos, surdos, com deficiências ou doenças (Michael J. Fox participou de vários da segunda temporada e o primeiro da terceira), ou mesmo personagens de comportamento exótico, mas vistos na mais pura normalidade. Kelley é foda (e ainda por cima é casado com a Michelle Pfeiffer)!



Estou achando que esse ano há uma variedade bem maior nas estréias de seriados, valorizando os seriados de uma hora ao invés das sitcoms (em baixa). Diferente de outros anos há, ao menos pra mim, um maior interesse em conhecer vários pilotos de séries. Alguns que baixei e baixarei em breve para serem conferidos (o que não quer dizer que acompanharei, provável que muitos não):

- Shark: piloto dirigido pelo Spike Lee, James Woods lidera o elenco que tem ainda Jeri Ryan (Boston Public)

- Big Love: a poligamia pela visão da HBO, Chloë Sevigny faz parte do elenco e Tom Hanks produz

- Heroes: seriados de super heróis nunca me atraíram, mas quero ver os 2 primeiros episódios pelo menos; Hayden Panettiere e Ali Larter participam

- Six Degrees: além de J. J. Abrams estar envolvido há três atrizes que gosto no elenco = Hope Davis, Erika Christenssen e Bridget Moynahan

- The Nine: curioso, um seriado inteiro em cima de um assalto a banco, será que dura mais que uma temporada? no elenco Chi McBride (Boston Public), Scott Wolf (Party Of Five) e Kim Raver (24 Horas)

- Brothers & Sisters: vários atores de outros seriados que vi estão reunidos aqui: Calista Flockhart (Ally McBeal), Ron Rifkin (Alias), Rachel Griffiths (Six Feet Under) e Balthazar Getty (Alias)

- Dexter: uma ótima premissa, o ator de Six Feet Under e a qualidade das séries da Showtime (Weeds, Huff, Sleeper Cell) são os atrativos


posted by RENATO DOHO 12:17 AM
. . .
Comments:


. . .