RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

terça-feira, dezembro 26, 2006
It's (after) Christmas!



Em Defesa Da Honra (Deacons For Defense)

Bom filme dirigido por Bill Duke sobre um fato real na história da luta pelos direitos civis dos negros nos EUA. Forest Whitaker está ótimo como um pacífico trabalhador do sul do país que passa a agir de forma revolucionária em defesa de sua família e comunidade. Os "diáconos" são quase uma lenda urbana dessa época, poucos admitem que fizeram parte, mas muitas ações se deram no nome da organização.

Contos Da Lua Vaga (Ugetsu Monagatari)

Pouca coisa a dizer dessa obra prima de Kenji Mizoguchi, um dos filmes fantásticos mais realistas já feitos. A não ser por poucos momentos a pessoa poderia achar estar diante de um filme extremamente realista da época das guerra civis nipônicas, mas o que realmente o filme trata é do fantástico na vida de habitantes de um pequeno vilarejo. A ambição e cobiça humana, principalmente dos homens, provocando todo o sofrimento de cônjuges e família (a mulher como a principal vítima das circunstâncias). Dentre tantas cenas memoráveis há um plano espetacular que reúne o real e o fantástico em um movimento de câmera (Bergman até usaria isso anos depois em Morangos Silvestres).

O Albergue (Hostel)

Apesar de não ser tão forte quanto achava até não é de todo ruim. Dias atrás tinha revisto Riki Ô e mesmo sendo mais tosco e com algo de humorístico a violência é bem mais forte e provocativa do que aqui. Não vi algo que diferencie o filme de outros exemplares ao tratar do outro como algo para se desconfiar e temer. As cidadezinhas do interior americano foram transpostas para o Leste Europeu, onde não há lei e ordem. Suspeite de tudo e de todos. E os americanos viajantes não se diferenciam de qualquer outro jovem (de qualquer país) em viagem à procura de diversão. O mais interessante é a oposição clara entre os que se movem por instinto e os que recusam essa desculpa para não se responsabilizar por seus atos. Não é à toa que o herói é vegetariano e um dos "vilões" um senhor que come carne com as mãos. Há algo de homossexual no senhor, num tom meio homofóbico. Claro que ainda há sexismo, racismo e xenofobia no longa. Fazer parte daquele clube é algo que justifica esse instinto pelo prazer (mesmo torturando alguém) e o protagonista age contra isso (e ainda é latino e que sabe outros idiomas, mostrando ser mais racional que os outros personagens retratados, além de tentar salvar uma oriental). O alerta que fica é: se garotas bonitas dão mole fácil no estrangeiro o preço por isso vai ser sua vida hehehehe

Zuzu Angel

Nada demais e ainda por cima ao final parece que mais se justifica a importância do filme sobre ela do que a própria já que ela não conquista algo realmente relevante na luta contra a ditatura mas sim o retrato dela em filme é que faz isso. Um aspecto positivo é a estrutura da narração, misturando passado e presente de uma forma mais de associação do que flashback.


posted by RENATO DOHO 8:03 PM
. . .
Comments:


. . .