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"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quinta-feira, junho 28, 2007
Hot Fuzz

Mais um divertido filme que Edgar Wright dirige e, junto com Simon Pegg, roteiriza. Desta vez eles se voltam para o gênero policial e amontoam vários clichês e citações como fizeram antes. A trama parece uma variante de outros filmes e seriados onde um policial super eficiente é designado, contra a vontade, para trabalhar num ambiente totalmente diferente ao que está acostumado, no caso, uma pacata vila inglesa. E lá, onde a paz reina, ele vai aos poucos achando que há algo de muito errado acontecendo, mesmo que ninguém acredite nele. Fox Mulder, Monk, Hercule Poirot, Gil Grissom, enfim, vários já se encontraram nessa situação. O humor predomina e a ação mesmo só ocorre no final, e para que não fique monótono, há um engraçado uso de transições com super closes e som de impacto diante das mais banais ações, típicas de filmes de ação antecipando as cenas mais movimentadas. O mistério das mortes ocorridas tem um toque de Scooby Doo e alguns trechos musicais vem de Um Tira Da Pesada II. Aliás o filme do Tony é de grande influência no andamento das cenas e na caracterização dos policiais locais. Dois filmes abertamente mostrados e homenageados no filme são Caçadores De Emoção e Bad Boys 2, há duas cenas idênticas e as duplas dos filmes são usadas para brincar com a sexualidade dos protagonistas, Angel, o superpolicial e Met, o filho do inspetor, o que inclui uma "romântica" noite a dois. Na parte da ação todo clichê perguntado por Met durante o filme é reproduzido pela dupla no tiroteio. Timothy Dalton como o suspeito número 1 está muito engraçado em sua canastrice. Apesar dos tiros, das explosões e mortes há um espírito de desenho animado nas cenas mais fortes e os vilões nem morrem mesmo levando tiros ou coisas piores. Quando há a luta na cidadezinha de maquetes senti falta de uma maior caracterização dos filmes ou seriados japoneses de monstros e há uma breve citação ao Velocidade Máxima que não se completa devidamente (a cena do metrô invadindo a rua). Quanto maior a familiarização com o gênero melhor para entender as piadas. Com isso a dupla Wright e Pegg consegue homenagear gêneros favoritos (terror, policial) com uma fina ironia que olha e sabe que tudo aquilo, por mais legal que seja, tem um lado ridículo que não pode ser esquecido.


posted by RENATO DOHO 12:07 AM
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