RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sexta-feira, junho 29, 2007
On The Lot - Episódio 8

O reality show do Mark Burnett e do Steven Spielberg perde audiência a cada episódio e isso se deve há vários problemas, um deles é ter começado parecido demais com American Idol. Até as falas da apresentadora eram iguais ao do Ryan Seacrest. Acho que perceberam isso e a eliminação foi passando por mudanças. Mesmo assim muitas outras coisas continuam parecidas demais. Pra quem não sabe, ainda, o reality selecionou diversos cineastas iniciantes na busca por um contrato de um milhão de dólares com a Dreamworks. Toda semana alguns curtas são apresentados e é dado ao público a chance de votar, o menos votado é eliminado. Os curtas têm de 2 a 3 minutos em média e uns 5 dias para ser realizado. Muita gente reclama que ao invés de mostrar as filmagens e os atritos que acontecem o programa virou um festival de curtas a cada semana, o que é verdade, como se o curta fosse a canção a ser cantada a cada semana. Uma coisa ruim é que a ordem da opinião dos jurados sempre é a mesma começando pela Carrie Fischer, indo para o jurado convidado da vez e terminando com o Garry Marshall. Geralmente a linha de pensamento segue o que a Carrie diz, como se discordar dela fosse indelicado e isso estraga as opiniões. Nem vou falar o que Carrie e Garry como jurados revelam do programa. Aliás, se antes ela nada me dizia agora tenho antipatia por ela, pelas besteiras que fala e as atitudes (a platéia tem começado a vaiá-la de vez em quando). Quem já foi jurado convidado até agora: Brett Ratner, Jon Avnet, David Frankel, D.J. Caruso, Michael Bay, Wes Craven e Mark Waters. Eli Roth é na próxima semana (parece que no lugar do William Friedkin). Dos candidatos há vários fraquinhos e o único realmente que se destaca é Zach Lipovsky, um jovem expert em efeitos especiais que demonstra ter muito talento, não só com efeitos. E ele tem o jeito de ser um jovem Spielberg, tem tudo para ganhar.

Engraçado notar como muitos dos curtas que tenham humor ficam parecendo comerciais ao invés de curtas mesmo, e como a linguagem publicitária invadiu a mente dos jovens realizadores. Um dos concorrentes que aposta mais na ação fazia trailers ao invés de curtas... Mas achei injusto que tenha sido eliminado, há diretores muito piores. O pior deles ainda resiste, Kenny, um skatista que toda hora insiste em se vanglorizar que não fez curso de cinema e faz uns vídeos podres que mais parecem clipes de rock (mal feitos). Pior que ele, naquele meio "careta", é enaltecido como tendo uma visão original e experimental...

Vi o começo pelo People & Arts que está somente uma semana atrás dos EUA, mas agora baixo para ver, assim não tem comercial, passo a hora dos anúncios dos telefones para votação e mais coisas. Vou tentar falar de cada episódio até o fim, agora. Faltam poucos episódios. Provável que o Spielberg em pessoa esteja na final, senão vai ser muito frustrante. Será que ele vai ser o jurado da final?

Os curtas dessa semana tinham a comédia como tema. Foram seis os selecionados, os outros seis farão curtas de horror para a próxima semana. Mais ou menos na ordem de exibição:

Dr. In-Law (Shalini) - pra quem estava nervosa por trabalhar com comédia ela se saiu muito bem com ótimas tiradas e boas atuações, só faltou mesmo a gag final.
How To Have A Girl (David) - uma idéia que poderia render algo cômico que virou um desastre.
Discovering The Wheels (Adam) - mediano, perde-se muito tempo com bobagens e a conclusão é meio besta.
Under The Gun (Hilary) - ela é muito ruim, tudo fica parecendo amador nas mãos dela, já era para ter saído há tempos.
Nerve Endings (Will) - humor negro que exagera um pouco na dose, com uma piada só e ainda não trabalhando com diálogos (todos os outros dele são quase filmes mudos).
Die Hardly Working (Zach) - de tanto que falam que ele só se dá bem por causa dos efeitos ele fez o curta sem efeito algum para mostrar que é bom mesmo assim; é o melhor dos 5, com criatividade, humor, ótima noção de onde colocar a câmera e ritmo.

No
site dá para se ver todos os curtas (os anteriores também), além de cenas a mais das filmagens, entrevistas (com jurados e convidados - tem entrevista com Friedkin em 3 partes) e até um lugar para qualquer um botar seu curta (mas nunca vi um deles). Recomendo que ao menos vejam a evolução dos curtas do Zach que acho que num futuro próximo ele será mais conhecido (ainda mais se ganhar o programa).

P.S. - a apresentadora, Adrianna Costa, é uma gata, sempre com modelitos provocantes e por isso mesmo uma escolha estranha para o programa.

posted by RENATO DOHO 7:28 PM
. . .
Comments:


. . .