RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

segunda-feira, novembro 26, 2007
Escola Do Riso (Warai No Daigaku)

Filme japonês muito engraçado que se sustenta em coisas bem simples: um censor do governo japonês e um autor de peças cômicas (meio teatro de revista) se degladiam durante a segunda guerra mundial, numa situação quase teatral. Mais do que um conflito vemos surgir dali uma colaboração e muito é dito dessa pequena história. A criação artística, do desafio artístico fazendo surgir criatividade das adversidades, a força do teatro, do humor e a crítica pelo humor, o espírito japonês, etcs. E ainda conta com uma dupla muito afiada, sem a qual o filme perderia bastante.

O Sobrevivente (Rescue Dawn)

Tirando um tipo de registro e algumas situações você poderia achar que estava vendo Braddock versão Christian Bale (ótimo mais uma vez). A história real do piloto americano preso num campo inimigo logo no começo da guerra do Vietnã não foge daquilo visto em diversos outros filmes. O que muda é a forma como isso é mostrado e algumas pequenas alucinações. Tanto é que o final parece irreal, como uma alucinação, um último sonho.

Novo Mundo (Nuovomundo)

A imigração italiana na América é visto de forma aberta e livre nas paisagens italianas, mas claustrofóbico no navio e nos EUA. Isso tanto ajuda na narrativa quanto na produção que não precisou de muito gasto para mostrar o navio ou os EUA (a maioria dessas cenas foi realizada em estúdio). Como são imigrantes sicilianos há legendas para o próprio público italiano. O diretor de Respiro coloca aqui e ali um toque meio fellianiano em algumas cenas, levando o filme a parecer uma lenta poesia por vezes. Há também um espírito de realismo fantástico, principalmente com relação à matriarca da família e o belo momento que ela produz ao término da história. O final é muito bom e totalmente delirante. Martin Scorsese é o padrinho do filme nos EUA.


posted by RENATO DOHO 5:10 PM
. . .
Comments:


. . .