RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

domingo, março 23, 2008
Meu Melhor Amigo (Mon Meilleur Ami)

Fazia um tempinho que não via algo do Patrice Leconte que desde o belo par de filmes Um Homem Meio Esquisito e O Marido Da Cabeleireira nunca mais foi o mesmo. Mas o filme agrada muito mais pelas interpretações de Daniel Auteuil e Dany Boon e na história de um marchant que não tem amigos e por uma aposta com sua sócia tem pouco tempo para achar um melhor amigo, o que ocorrerá ao encontrar um taxista que pega amizade fácil com todos. Não há como não se identificar ora com um ora com outro, um anti-social e outro extremamente sociável, que têm mais coisas em comum do que suspeitam. Várias gargalhadas (como o Auteuil tentando ser amigável) nessa comédia que também tem sua dose de emoção.

Fatalidade (A Double Life)

Um suspense dirigido por George Cukor com temas caros à sua filmografia como o ato de representar e o teatro (do artista, da vida). Primeira das sete parcerias entre Cukor e a dupla de roteiristas, Garson Kanin e Ruth Gordon. O filme deu o Oscar para o protagonista, Ronald Colman, num grande desempenho.

O Passado (El Pasado)

O filme passa uma imagem um tanto negativa das mulheres o que prejudica apreciar qualquer outra visão. Fora isso fiquei pensando do por quê o filme ter financiamento do governo brasileiro pra um filme claramente estrangeiro. Isso foi o que mais me incomodou, talvez.

Santiago

O documentário é tão inacabado quanto o que era antes de ser retomado, João Moreira Salles repensa o que filmou, mas mesmo assim não chega a algum lugar, principalmente pelo fato de se esconder quando parece estar se revelando. Até na narração ele se esconde, fazendo com que o irmão finja ser ele narrando. O que mostra que desde à época que filmava o ex-mordomo até hoje continua construindo algo em torno de algo não espontâneo.


posted by RENATO DOHO 9:03 PM
. . .
Comments:


. . .