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"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sexta-feira, julho 25, 2008
Pilotos (1)

Desde o mês passado vazaram vários pilotos das séries que estrearão no outono americano, além de novas séries de midseason que já estrearam. Quis conhecer os novos (e futuros) seriados já que o único no ar atualmente é Weeds. Não baixei todos, mas dentre os baixados alguns fui vendo aos poucos e outros ainda estão para serem vistos. Por isso essa é a primeira leva:

Flashpoint



Da atual temporada mid-season, achei uma das melhores séries. A que eu sabia que iria ver os outros episódios assim que acabou o primeiro. É uma produção Canadá/EUA por isso os nomes pouco conhecidos no elenco (Amy Jo Johnson de Felicity é uma das conhecidas). É muito bem realizada, com ótimo ritmo e o seu diferencial é apresentar os procedimentos de uma equipe tática especial. Se CSI conquistou por mostrar todos os detalhes da ciência forense, de uma forma sedutora e até, de vez em quando, didática, esse seriado presta atenção nos detalhes de como uma equipe dessas trabalha. A trama do piloto, por exemplo, é básica: um homem descontrolado com uma arma na mão está com uma refém bem no centro da cidade e a equipe aparece para resolver o problema. Fosse outro seriado ou filme a coisa poderia acabar em poucos minutos, mas vamos ver como toda a equipe planeja a ação, como algo tão "simples" aparentemente exige cuidado e método. Checagem de equipamentos, os códigos para cada missão, os relatórios de cada ação executada, o auxílio da psicóloga da polícia, táticas de abordagem, rastreamento de locais, posicionamento dos atiradores, etcs, etcs, etcs. Obviamente fascinante para quem se interessa pelo assunto e também para quem não conhece - por isso o aumento significativo (ao menos nos EUA) de candidatos para criminalistas de laboratório forense devido ao CSI e outros seriados do gênero. E a resolução não termina com o fim da situação, vamos ver como um simples tiro é avaliado pela corporação, como o atirador passa por uma investigação, como isso o afeta, como afeta sua família, enfim, não é o típico policial que atira adoidado, resolve o problema, recebe tapinha nas costas e parte pra outra. Essa abordagem diferente desses gêneros tradicionais, queira ou não, muda as espectativas diante de projetos semelhantes (seja na tv ou no cinema). Uma cena de investigação, uma 'crime scene' por exemplo, pode soar muito falsa hoje em dia se a produção não cuidar dos detalhes, pois o espectador já tem um outro nível de exigência, evitando os trabalhos desleixados, que pouco ligam para o real ou a impressão do real (nisso Michael Mann não tem com o que se preocupar, seus trabalhos são ainda mais meticulosos). O seriado está no ar e três episódios já foram exibidos. Vi o segundo e continua ótimo, e notei que há o recurso de vermos alguns minutos da situação num momento de crise e a volta no tempo (horas antes) para mostrar como se chegou àquele ponto, repetindo o que ocorreu no piloto. É muito legal ver uma mulher na equipe e ainda mais que é a pequena adorável da Amy Jo, o que dá o contraste dela ser uma das atiradoras de elite e portar um rifle quase do tamanho dela (já tem até comunidades no orkut pro personagem dela).

The Mentalist



Quem conhece o seriado Psych vai achar a premissa desse bem parecida, mas não é cópia, é quase uma versão séria dela contando a história de um habilidoso “mentalista” (existe essa palavra?), pessoa com habilidade de identificar sutis comportamentos humanos, com um passado de charlatão, onde se passava por um médium que conversava com mortos, que acaba entrando para a polícia, auxiliando em casos diversos. Robin Tunney é a líder do grupo que ele faz parte. O atrativo da série é vê-lo analisar cenários e suspeitos de crimes, decifrando o que a maioria dos investigadores deixa passar; nisso há algo de Sherlock Holmes ou Hercule Poirot no personagem. Há o gancho da morte investigada indicar que um famoso serial killer possa estar de volta, assassino este que o protagonista tentou caçar, quando ainda se passava por médium e apenas ajudava a polícia. E há uma tragédia que vai ser mais explorada envolvendo o protagonista e o assassino que resulta num ótimo final, mostrando o quão perturbado o protagonista parece ser. O criador, Bruno Heller, foi produtor e roteirista de Roma. Boas participações especiais no piloto: Gail O'Grady, Steven Culp e Zeljko Ivanek (Damages). É uma das séries que quero ver mais episódios quando estreiar em Setembro.

Fringe



Nova série do J.J. Abrams (Lost) parece uma mistura entre Arquivo X e Alias. De Arquivo X vem as estórias que entram na seara do sobrenatural ou extraordinário, além de uma conspiração que dá a impressão de ser grande. De Alias a atenção dada para a protagonista interpretada pela revelação Anna Torv, além de outros fatos semelhantes que só não digo para não dar spoilers desnecessários. É a atriz principal que faz com que queiramos ver os episódios seguintes, ela tem uma presença forte e uma interpretação que conquista. Há absurdos que precisam ser relevados para ao menos se curtir a trama (experimentos malucos, Joshua Jackson com super QI), senão tudo parece ser ridículo. Achei fraco o envolvimento do personagem de Jackson no seriado, não há um grande motivo para que ele continuasse e se houver mesmo a formação de uma dupla é aí que a coisa fica mais frágil ainda, por que uma parceria justo com ele? No finalzinho já começam as pistas de uma trama secreta se passando por detrás das coisas, mais uma mitologia que Abrams cria, mas que desta vez não vou cair. O seriado tem que se manter sem isso para que eu tenha vontade de vê-lo.

The Secret Life Of The American Teenager



Tive curiosidade de ver o piloto dessa série depois que li a notícia que alcançou uma das maiores audiências do canal em que passa, a ABC Family, além do título que atrai e ter a participação de Molly Ringwald. Tem um pouco o clima dessas séries para canais jovens ou infantis do tipo Disney, só que com um algo a mais. É engraçado ver que para esse canal o seriado mostra a típica garota bem comportada americana, a filha querida dos pais (ao invés da irmã mais jovem, rebelde), a boa aluna da escola, que já de início sabemos que está grávida e ainda que é de um dos garanhões da escola. Por outro lado a linda loira, que namora - como não poderia deixar de ser - o jogador de futebol da escola, e faz todos os garotos a cobiçarem é cristã e quer casar virgem, além de ser simpática com todos. O tal garanhão, vamos ver mais tarde, faz terapia por, entre outras, ter sofrido abuso sexual do pai na infância. Além disso há um divertido casal asiático que parece presenciar e comentar certos acontecimentos com ironia. A possibilidade de aborto é discutida e a tentação do sexo bate à porta do jogador que também é cristão, mas não quer esperar até o casamento. Achei que para o público do canal o seriado é menos comportadinho do que possa aparentar, e a criadora é a mesma do seriado 7th Heaven, que nunca vi, mas sei que cada episódio discutia assuntos semelhantes de forma séria, mas ao mesmo tempo leve, familiar. É tão simpática a série que até vi o segundo episódio que mantém o nível e deixa o casal asiático ainda mais divertido (e até agora não sei se são namorados ou irmãos).

Raising The Bar



Mais uma série sobre advogados, desta vez criada pelo Steven Bochco (L.A. Law, Murder One, NYPD Blue). Se não apresenta novidade é especialmente cativante para mim que gosto do gênero. Centra a história num jovem advogado, ainda idealista que peita uma juíza num caso de estupro. Aparentemente a série vai dar mais atenção para essa relação entre advogados e juízes. O melhor é ver o jogo de interesses e manipulação que ocorre na justiça, onde o que menos interessa é a justiça em si, mas sim vantagens, favores e, claro, poder. Se é assim lá imaginem aqui. Há interesse em saber como a série vai se desenrolar.

True Blood



A nova série de Alan Ball (Six Feet Under) é um pouco decepcionante. Não por ser ruim, mas a premissa pouco empolga na história envolvendo uma cidadezinha do interior americano, uma jovem garçonete que consegue ouvir o pensamento das pessoas (!), o irmão dela que comete um assassinato e vampiros, que começam a se incorporar na sociedade aos poucos (há a menção do “revelamento” deles ter ocorrido poucos anos atrás). O sangue deles dá vitalidade (e tesão pelo que parece) para quem toma, por isso é algo cobiçado e algumas pessoas os caçam para a retirada do sangue. Anna Paquin é a garçonete que tem a habilidade especial ainda não explicada que fica fascinada pelo primeiro vampiro que chega à sua cidade e o salva de uma situação. Termina o episódio e não dá vontade de acompanhar essa outra realidade de vampiros convivendo com humanos e os acontecimentos que girarão em torno dessa cidadezinha.


posted by RENATO DOHO 11:15 AM
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