RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quarta-feira, setembro 17, 2008
Docs



Crônica De Um Verão (Chronique D’un Été)

Tão bom quanto ver esse documentário do Edgar Morin e do Jean Rouch é ouvir a faixa comentada por Eduardo Escorel, Eduardo Coutinho e Carlos Alberto Mattos que é bem informativa (dizendo quem são várias das pessoas que aparecem no filme e a relação entre elas) e analítica (com o Coutinho, principalmente, falando mal de um trecho que destoa do resto).

ABC Da Greve

Além de ser um importante registro histórico, filmado em 1979 mas finalizado somente em 1990, eu gosto de todo trabalho que vi até hoje do Léon Hirszman. O documentário, ainda bem, foi restaurado. No dvd há um longo documentário sobre ele dirigido pelo Eduardo Escorel que eu ainda não vi chamado Deixa Que Eu Falo.

Cabra Marcado Para Morrer

Confesso que não fosse a leitura de O Documentário De Eduardo Coutinho, de Consuelo Lins eu teria achado menos interessante do que acabei achando. O livro ajudou a gostar mais do filme (por isso, antes, nunca passava dos 30 minutos do filme). Talvez por ter visto todos os outros filmes do Coutinho depois e acompanhado sua evolução e método de trabalho ver somente agora o filme que o "lançou" impressiona menos, notando-se a presença de algo embrionário, ainda se definindo.

Olhar Estrangeiro

Curioso. Sobre o Brasil nos filmes estrangeiros. Feito pela Lúcia Murat.


posted by RENATO DOHO 10:42 PM
. . .
Comments:


. . .