RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

terça-feira, outubro 21, 2008
Pesquisa Literária 2008 (4)

MARLONN DELLA BRUNA:
blog:
http://perdidonatraducao.zip.net/

O Mundo Assombrado Pelos Demônios - Carl Sagan



Já deveria ter lido o livro há muito tempo, pois gosto muito do assunto e das relações entre religião e ceticismo. Como não poderia ser diferente, Sagan defende o pensamento científico, mas demonstra muita cautela em diversas questões, da bruxaria aos OVNIs, sempre ressaltando, que "até agora, não apareceram dados cientificamente concretos". Interessante seu cuidado com as palavras, defendendo a sua posição de só acreditar no que se vê ou se prova, mas tentando não parecer radical demais e até soando às vezes como se estivesse em cima do muro. Gostei muito também do seu final, onde analisa a maneira com que a ciência deveria ser ensinada para a população.

O Apanhador No Campo De Centeio - J.D. Salinger



Um livro que surpreende pela simplicidade e sinceridade com que a estória é contada. É claro que muito do que está ali já foi absorvido pelo tempo, a adolescência não é mais considerada só como fase transição, mas me surpreendi pelo texto ácido e por retratar com muita precisão a bagunça que é a cabeça de um jovem. Recomendaria muito para adolescentes ou para quem tem filhos nessa idade.

Pai Rico, Pai Pobre - Robert T. Kiyosaki & Sharon L. Lechter



Li mais por curiosidade do livro em si do que por interesse no assunto. Mais do que dicas pontuais sobre como construir riqueza, os autores reforçam a idéia de se mudar a maneira de enxergar as nossas relações com o dinheiro. Muita coisa dali não é grande novidade, mas importante pra quem fica preso na mesmice de sempre "trabalhar pelo dinheiro".

Breve História De Quase Tudo - Bill Bryson



O título já explica do que o livro trata. É o típico livro que pode ficar numa cabeceira ou servir como leitura de banheiro. Eu até que li rápido, por estar meio folgado e ser leitura fácil. Apesar de seguir uma certa lógica, pode-se tranquilamente ler um capítulo qualquer dependendo do assunto do seu interesse. Eu particularmente adoro astronomia, então fiquei maluco nos primeiros capítulos entediado com a história da genética e geologia. São interessantes também as boas histórias sobre os bastidores da ciência. Pena que pela altíssima quantidade de informações só dê pra absorver 1% do que se lê.

A Insustentável Leveza Do Ser - Milan Kundera



Comprei o filme numa promoção das Americanas e preferi ler o livro, que peguei emprestado da minha mãe, antes de assistí-lo. Gostei do livro, entretanto as viagens de Kundera fora da história me distraíram um pouco e volte e meia tive que voltar pra entrar novamente nas suas idéias. Não sei explicar o porque, mas o livro me lembrou muito o filme Hiroshima Mon Amour (isso foi um elogio). Talvez pelo texto poético, talvez pelos romances com panos de fundo importantes momentos históricos, sei lá. E ainda não vi o filme.

Uma Viagem Pessoal Pelo Cinema Americano - Martin Scorsese & Michael Henry Wilson



Vi o documentário há quase 10 anos e não sei se o que está no livro é exatamente a transcrição do que está no filme. A grande vantagem do livro, além de ser muito bem escrito, é o fato de se poder ler devagar e ir pegando as informações aos poucos, já que no filme é tudo despejado de uma vez. Por outro lado, o filme é ainda imbatível por mostrar as sequências comentadas pelo Scorsese, coisa que o livro até tenta compensar com fotos, que em matéria de ilustração está ótimo, mas ainda não substituem as imagens em movimento.

Ainda Temos Tempo - Leon Cakoff



Ótimo livro de crônicas do Cakoff, que fala sobre as suas andanças no mundo de cinema. Texto leve, descompromissado, muito agradável de ler. E eu daria um braço pra ter sido figurante num filme de Fellini.

++++++++++++++++++++++++++++++

ANTÔNIO MOURA:

Como A Picaretagem Conquistou O Mundo - Francis Wheen



Se tem uma coisa que adoro é quando alguém brilhantemente desmascara figurinhas tidas como ídolos, mas que não me convencem. Em Como A Picaretagem Conquistou O Mundo (Record), Francis Wheen consegue mostrar que nem tudo que reluz é ouro e joga a M... no ventilador. Ninguém consegue escapar de sua visão ácida e crítica, sobretudo duas figurinhas que para mim nunca cheiraram bem: Princesa Diana e Madre Teresa De Calcutá (essa última também desmascarada por Tracy Kidder em um trecho de Mountains Beyond Mountains).

Ultra-Metabolismo - Mark Hyman



Fiquei impressionado com o que aprendi com o livro Ultra-Metabolismo de Mark Hyman (Sextante). O programa de desintoxicação proposto é factível e funciona mesmo. Testei e me senti renovado. Acabei de dar de presente para um amigo que quer perder peso.

Confissões De Um Engraxate Em Wall Street - Doug Stumpf



Chorei de rir com Confissões De Um Engraxate Em Wall Street (Rocco). Doug Stumpf conta as histórias do brasileiro Murilo Dos Santos que no livro é chamado de Gil. Apesar dos equívocos culturais (no livro Gil é paulista, mas sobe as escadas da igreja da Penha com a mãe), o livro é intrigante, engraçado e garantia de entretenimento.

Mountains Beyond Mountains - Tracy Kidder



Em seu livro Mountains Beyond Mountains (Random House), Tracy Kidder, ganhador do Pulitzer, narra as aventuras e desventuras do Dr. Paul Edward Farmer, um médico norte-americano apaixonado pelos pobres e excluídos, que decide viver no Haiti. Em sua jornada para combater a tuberculose multi-resistente e a AIDS, Dr. Farmer passa por grandes provas que o ensinam que a medicina vai muito além da preocupação com o próximo, e envolve diversos interesses econômicos e políticos. Mas Paul não se deixa abater e vai muito além das montanhas do Haiti.

The Translator - Daoud Hari



The Translator (Daoud Hari, contado para Dennis Burke e Megan M. McKenna) - Random House. Certamente o livro que me deixou estupefato este ano. Relato em primeira pessoa sobre os conflitos armados ocorridos na região de Darfur, no Sudão. Contundente. Revoltante. Dá vergonha de ser da raça humana.

As Mulheres Do Meu Pai - José Eduardo Agualusa



Uma aula de literatura. Brilhantemente escrito. Preciso ler novamente.

[Bônus] Em leitura:

The Tourists - Jeff Hobbs



Engraçado, sensual, tenso, o livro de Jeff Hobbs narra um pouco sobre o poder do sexo triunfando sobre a intimidade nas vidas de pessoas comuns em Manhattan. Ainda estou no capítulo 18 (de 30) e curtindo muito.

(continua)

Marcadores: ,



posted by RENATO DOHO 7:30 AM
. . .
Comments:


. . .