RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quinta-feira, outubro 23, 2008
Pesquisa Literária 2008 (6)

MARCOS AURÉLIO FELIPE:
blog:
http://focopotiguar.wordpress.com/

A Era Da Turbulência - Alan Greenspan



Perfeito para o contexto da crise financeira mundial, principalmente por ser as memórias de um dos mentores do pensamento econômico americano do Século XX. Nele tem muito de conceitos econômicos, biografia(s) e os subterrâneos de história econômica.

A Estrada - Cormac McCarthy



Ouvi falar no livro pela primeira vez no programa da Oprah, quando entrevistou o romancista que não dá entrevistas. Quando o li, claro, logo pensei na possibilidade da adaptação para o cinema - o que, por sinal, já foi feito e espero com um certo entusiasmo.

Blackwater - Jeremy Scahill



Uma das minhas últimas leituras bombásticas - só comparável a leitura de Brasil Nunca Mais. Blackwater revela uma América pós doutrina Bush que levou ao extremo a militarização e a privatização dos seus princípios jogados na lixeira da História.

Viagens Ao Scriptorium - Paul Auster



Esperava muito mais deste romance de Auster, sobretudo depois que li Achei Que Meu Pai Fosse Deus - mas é bom lembrar que este último não é, exatamente, uma obra de Paul Auster... O limite do espaço não é correspondido ao desfecho forçado.

Um Livro Por Dia - Jeremy Mercer



Leitura prazerosa em todos os sentidos: literária, emocional, histórica... Ao colocar em narrativa de memória sua experiência na lendária livraria parisiense Shakespeare And Company, Mercer nos apresenta um mundo, personagens e histórias sem limites.

A Caixa De Areia - Lourenço Mutarelli



Meu primeiro contato com a obra de Lourenço Mutarelli, que conheci quando acompanhei sua experiência em NY através de um blog mantido com sarcasmo, lirismo e diversão. A Caixa De Areia é uma HQ biográfica e não faltam os ingredientes mencionados.

Na Natureza Selvagem - Jon Krakauer



Um livro que, depois de lido, merece ser complementado com o filme de Sean Penn e com o programa Iconoclastas, especificamente o capítulo que narra o encontro do jornalista com o ator-cineasta. Mas enquanto o filme é sobre o Chris McCandless, o livro é sobre as pessoas no caminho, os encontros permitidos pela estrada e por um espírito aventureiro - o que me prende mais ao livro do que ao filme.

++++++++++++++++++++++++++++++

FER FUNCHAL:
blog: http://abearatemyparents.blogspot.com/

Laranja Mecânica - Anthony Burgess



Interessante como o capítulo 21, que não existe no filme homônimo, dá uma dimensão completamente diferente à história (ou ao menos para mim, que só a conhecia através do filme). Gosto bastante dos dois, embora eu ache que cada um deles tem uma idéia central que é a oposta do outro. Ótima tradução para o português, agora quero me aventurar a ler o original.

Ensaio Sobre A Cegueira - José Saramago



Eu não gosto do final. Ainda estou tentando entender o porquê dele; quem sabe se quando eu entender, eu não vou passar a gostar? Mas gosto do estilo de narrativa, com os parágrafos gigantescos e os diálogos embutidos.

Persépolis - Marjane Satrapi



A primeira vez que eu ouvi falar deste livro foi lendo a respeito dele em The Polyssilabic Spree, do Nick Hornby, há uns dois anos. Desde então, queria lê-lo. Não me arrependo nem um pouco; uma das obras mais delicadas e divertidas deste ano, em qualquer mídia. Devorei em poucos dias, e fiquei com aquele gostinho de "quero mais". A Marjane Satrapi era uma "figurinha" quando criança, hein?

Onde Os Velhos Não Têm Vez - Cormac McCarthy



Deveria se chamar Quando As Coisas Não Acontecem. PQP, que livro chato!

Vale Tudo, O Som E A Fúria De Tim Maia - Nelson Motta



Analisando friamente, o livro é bom. Mas eu me decepcionei porque em algum nível eu estava esperando uma biografia tão boa quanto Roberto Carlos Em Detalhes, que é um trabalho riquíssimo, espetacular, e o que eu acabei lendo foi um trabalho mais quadradinho, meio careta (ao menos na comparação). Ainda assim, é um trabalho bem interessante.

Atonement - Ian McEwan



Consumi as densas 500 páginas do livro em quatro dias. E olha que eu não sou daquelas que gosta de textos altamente descritivos; mas é que este foi tão bem escrito que mesmo o capítulo sobre a enxaqueca da mãe da protagonista consegue prender a atenção do leitor. E aquele final... uau! Pena que o filme homônimo não lhe fez justiça; mas também, a densidade deste trabalho é tanta que seria necessário um verdadeiro mestre da sétima arte para fazer um filme à altura. Sei que não faz muito tempo que eu o li, e que eu sequer o reli, mas arrisco dizer que este foi um dos grandes livros da minha vida.

The Catcher In The Rye - J.D. Salinger



Relido pela terceira ou quarta vez, não sei bem ao certo. Que posso dizer?, eu amo esse livro, sempre descubro coisas novas na revisita, e quanto mais velha eu fico, mais parecida com o Holden eu me torno. Não sei se isso seria motivo de orgulho para alguém, talvez até de vergonha, mas fazer o que? I hate phonies.

[Bônus] Em leitura:

Slam - Nick Hornby



Fazia muito tempo que eu não parava um livro no meio para gargalhar. Na verdade, desde About A Boy, do mesmo autor. O que me leva a crer que quando o Nick Hornby inventa um adolescente que mora com a mãe solteira em Londres, eu fico prestes a conhecer um dos meus melhores amigos fictícios. (E essa minha identificação com garotos adolescentes é meio doentia, estou notando enquanto escrevo essas mini-resenhas).

50 Contos De Machado De Assis - John Gledson (org.)



Muitos destes contos eu já havia lido, mas é interessante ter todos eles reunidos, em um único volume, com edição caprichada e introdução de um dos maiores estudiosos da obra do autor. Sem contar que o volume traz A Chinela Turca, um dos meus contos favoritos de todos os tempos, independente do autor.

(continua?)

Marcadores: ,



posted by RENATO DOHO 7:30 AM
. . .
Comments:


. . .